O TRABALHO DOS BOLSISTAS DO PIBID NO ENSINO MÉDIO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL NA CIDADE DE MORRINHOS
Resumo
Esse trabalho tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre as atividades que vem sendo desenvolvidas em turmas do ensino médio na disciplina de Matemática, após a implantação da escola integral em tempo integral, em uma instituição pública de ensino localizada na cidade de Morrinhos, no estado de Goiás. Iniciamos as atividades elaborando um seminário para entendermos melhor a educação integral e os documentos oficiais que a norteia. Fez-se necessário a aplicação de uma avaliação usada como instrumento para mensurar quais as habilidades dominadas pelos jovens ingressos no colégio, e com base nos resultados apresentados na correção das provas, os bolsistas dividiram-se em dupla, utilizaram-se de dinâmicas em sala, principalmente com a Tendência Resolução de problemas, bem com a aplicação de oficinas, seminários, aulas contextualizadas e jogos matemáticos para uma melhor aprendizagem, tornando assim as aulas mais prazerosas e reforçando as habilidades esperadas em cada série. Os resultados são positivos, em relação aos próprios bolsistas que adentram-se à escola, não como estagiários, mas como estudantes que estão prontos a vivenciar todos os momentos dentro da escola: planejamento, reuniões, aulas, conselhos de classe, permite-se uma aproximação maior, do que irão enfrentar como futuros professores, vivenciando antecipadamente à prática docente. Em relação aos alunos da escola, tem a oportunidade de vivenciar de forma diferenciada os conteúdos básicos para prosseguir no ensino médio e ainda dominar as habilidades esperadas por eles. Palavras-chave: Trabalho docente. Formação de bolsistas do PIBID. Educação Integral.Downloads
Publicado
2013-10-22
Edição
Seção
GT2: Trabalho Docente