OS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO PSICOPEDAGÓGICO SOBRE AS ORIGENS DAS DIFICULDADES DE APRENDER MATEMÁTICA

Autores

  • Euzane Maria Cordeiro UFU
  • Guilherme Saramago de Oliveira UFU

Resumo

Este trabalho relata alguns dos resultados de uma pesquisa desenvolvida como parte integrante das atividades pedagógicas do Curso de Especialização Lato-sensu em Psicopedagogia Escolar da Universidade Federal de Uberlândia. Essa pesquisa teve como objetivos principais o estudo, a identificação, a análise e a descrição das origens das dificuldades de aprendizagem em Matemática, no que se refere, sobretudo, a aprendizagem dos números fracionários e das operações básicas, apresentadas por um estudante do quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual localizada na Cidade de Uberlândia-MG. O estudo foi fundamentado teoricamente em diferentes autores, dentre os quais, Carvalho (1991), Charnay (2001), Correia e Martins (1999), Fonseca (1995), Kiguel (1991), Miranda (2008), Oliveira e Cunha (2009), Visca (1998) e Weiss (2002). As questões fundamentais que nortearam a pesquisa realizada foram: Quais são as origens das dificuldades de aprendizagem em Matemática do estudante pesquisado? Essas dificuldades são de origem pedagógica ou de origem orgânica? Para desenvolver adequadamente a pesquisa qualitativa pretendida e alcançar aos objetivos propostos foram adotados procedimentos metodológicos descritivos e exploratórios. Foram realizadas entrevistas, observações diversas no espaço escolar e na sala de aula e aplicados questionários junto aos pais, professores e estudante para possibilitar uma adequada compreensão da problemática pesquisada. O estudo permitiu, dentre outras questões, a constatação que parte significativa das dificuldades apresentadas pelo estudante pesquisado decorre do modelo pedagógico adotado pelo docente, marcado principalmente, pela implementação de estratégias e procedimentos de ensino que priorizavam a exposição verbal, o treino e a memorização dos conteúdos matemáticos. Palavras-chave: Dificuldades de aprendizagem. Ensino de Matemática. Prática docente.

Downloads

Publicado

2013-10-24

Edição

Seção

GT7: Didática e Metodologias de Ensino