COMPREENSÃO DA MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO DE NÚMEROS NATURAIS E DECIMAIS POR 10, 100 E 1000: A VÍGULA NÃO “ANDA”

Autores

  • Vítor Martins do Carmo UFU – FAMAT
  • Mariana Martins Pereira UFU - ESEBA
  • Anielle Glória Vaz Coelho UFU - FAMAT

Resumo

O trabalho consiste em mostrar que é possível que o ensino da matemática seja feito de maneira significativa para os alunos, ou seja, de forma que eles irão compreender os conteúdos ensinados e não decorá-los. Dentro deste contexto, trataremos da multiplicação e divisão de números naturais e decimais por 10, 100 e 1000. O objetivo principal consiste em utilizar o ábaco como recurso didático para a compreensão do deslocamento, ou mudança de valor posicional dos números quando são multiplicados ou divididos por 10, 100 e 1000.

Downloads

Publicado

2013-10-25

Edição

Seção

GT9: Educação Básica