OS SABERES, A AÇÃO PEDAGÓGICA E AS PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Autores
Adriana Vaz Efisio Emanuel
Universidade de Uberaba
Laudeth Alves dos Reis
Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM
Maria Amélia Castro Cotta
Universidade Estadual "Júlio Mesquista Filho" – UNESP
Resumo
A avaliação da qualidade da Educação Infantil no Brasil inclui diferentes critérios, tais como: a) infraestrutura das instituições educativas quanto à sala e outros espaços; b) elaboração coletiva da proposta pedagógica; c) relação entre cuidado e educação; d) alimentação e cuidado com a alimentação e saúde; e) desenvolvimento de projetos de trabalho que impliquem em discussões de temáticas sociais que favoreçam a aprendizagem das crianças; f) uma atenção ao currículo de Educação Infantil; g) um comprometimento com a concepção de infância; e) o compromisso com as interações e as brincadeiras e, não menos importante, uma atenção especial à formação e identidade dos professores de Educação Infantil.