PIBID: O PROCESSO AVALIATIVO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores
Carolina Macêdo Barcelos Ogoshi
Universidade de Uberaba – UNIUBE
Juscélia Nunes Santos
Universidade de Uberaba – UNIUBE
Cláudia Montagneri Masson
Universidade de Uberaba – UNIUBE
Adriana Cristina Paiva Carneiro
Universidade de Uberaba – UNIUBE
Resumo
Por meio de atividades realizadas nos encontros do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) do curso de Matemática da UNIUBE, os licenciandos em Matemática tiveram a oportunidade de pensar e aplicar um modelo de avaliação diferente do convencional. Dessa forma, optou-se por privilegiar o jogo como processo avaliativo com o objetivo de oportunizar, aos alunos do 8° ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Uberaba, um momento descontraído de avaliação sobre o conteúdo de frações, utilizando o jogo de dominó, confeccionado especialmente para a ocasião. Palavras-chave: Avaliação. Frações. Jogo. Licenciatura em Matemática.