VIVENCIANDO O COTIDIANO DE SALA DE AULA POR MEIO DO PIBID MATEMÁTICA DA UFTM
Autores
Joana dos Santos Silva
Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Vanderleia Conceição Ribeiro
Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Resumo
Constatam-se frequentemente as dificuldades que professores recém-formados enfrentam ao entrar em sala de aula, sozinhos, pela primeira vez. Esses se sentem angustiados sem saber o que fazer ou como agir. Segundo Mariano (2005), ao analisar os trabalhos apresentados na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPED, com o objetivo de estudar como se dá o início da docência e quais as características deste período da profissão, constatou que a solidão e o isolamento são sentimentos que tomam conta do professor iniciante, associados ao sentimento de insegurança devido à inexperiência docente. Além disso, as dificuldades no manejo e domínio da sala, bem como as dificuldades em aliar a postura ideal com a postura real do professor são, também, apontadas como algo que aflige os docentes.