VIVENCIANDO O COTIDIANO DE SALA DE AULA POR MEIO DO PIBID MATEMÁTICA DA UFTM

Autores

  • Joana dos Santos Silva Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Vanderleia Conceição Ribeiro Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Resumo

Constatam-se frequentemente as dificuldades que professores recém-formados enfrentam ao entrar em sala de aula, sozinhos, pela primeira vez. Esses se sentem angustiados sem saber o que fazer ou como agir. Segundo Mariano (2005), ao analisar os trabalhos apresentados na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPED, com o objetivo de estudar como se dá o início da docência e quais as características deste período da profissão, constatou que a solidão e o isolamento são sentimentos que tomam conta do professor iniciante, associados ao sentimento de insegurança devido à inexperiência docente. Além disso, as dificuldades no manejo e domínio da sala, bem como as dificuldades em aliar a postura ideal com a postura real do professor são, também, apontadas como algo que aflige os docentes.

Downloads

Publicado

2013-09-18

Edição

Seção

RESUMO EXPANDIDO