ANÁLISE HISTÓRICA DO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA

Autores

  • José Fernando Condeles Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM/ICENE)
  • Maria Célia Borges Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM/IELACHS)

Resumo

O ensino fundamental no Brasil passou por consideráveis mudanças nas últimas quatro décadas, tanto na distribuição de matrículas por série quanto no perfil socioeconômico e cultural dos alunos deste nível de ensino. Neste trabalho são abordadas as transformações observadas no ensino fundamental, no referido período, sob a perspectiva da qualidade de ensino dos alunos egressos e as perspectivas de formação de professores de Física. Alguns autores apontam que, no Brasil, na década de 1920, mais de 60% da população brasileira era de analfabetos, mesmo com a adoção de critérios pouco exigentes e pouco definidos para a obtenção de estimativas do analfabetismo (Oliveira, 2005). De fato, a conscientização em nível mundial em torno da educação teve início a partir da década de 1940.

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Publicado

2013-09-18

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RESUMO EXPANDIDO