ANÁLISE HISTÓRICA DO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA
Autores
José Fernando Condeles
Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM/ICENE)
Maria Célia Borges
Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM/IELACHS)
Resumo
O ensino fundamental no Brasil passou por consideráveis mudanças nas últimas quatro décadas, tanto na distribuição de matrículas por série quanto no perfil socioeconômico e cultural dos alunos deste nível de ensino. Neste trabalho são abordadas as transformações observadas no ensino fundamental, no referido período, sob a perspectiva da qualidade de ensino dos alunos egressos e as perspectivas de formação de professores de Física. Alguns autores apontam que, no Brasil, na década de 1920, mais de 60% da população brasileira era de analfabetos, mesmo com a adoção de critérios pouco exigentes e pouco definidos para a obtenção de estimativas do analfabetismo (Oliveira, 2005). De fato, a conscientização em nível mundial em torno da educação teve início a partir da década de 1940.