PIBID: O PROCESSO AVALIATIVO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Juscélia Nunes Santos Universidade de Uberaba – UNIUBE
  • Djalma Gonçalves Pereira Universidade de Uberaba – UNIUBE
  • Carolina Macêdo Barcelos Ogoshi Universidade de Uberaba – UNIUBE
  • Cláudia Montagneri Masson Universidade de Uberaba – UNIUBE

Resumo

O presente trabalho é fruto das atividades realizadas pelos alunos do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) da Universidade de Uberaba e tem como finalidade relatar uma experiência didático-pedagógica diferenciada, agregando valores como a ludicidade, a interdisciplinaridade, modelagem matemática, etnomatemática, entre outros. Foi feito um apanhado conceitual a respeito de cada um desses valores, embasando nossa prática e induzindo a uma reflexão sobre o atual sistema educacional e suas deficiências. Elencamos alguns critérios para a educação efetiva e alguns problemas que incidem na qualidade da educação. Acreditamos que a formação continuada e o uso de práticas pedagógicas diferenciadas devem fazer parte do cotidiano dos educadores, sendo um dos fatores para a melhoria da qualidade dessa educação. Palavras-chave: PIBID. Ludicidade. Matemática.

Downloads

Publicado

2013-09-18

Edição

Seção

RESUMO EXPANDIDO