PIBID: O PROCESSO AVALIATIVO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores
Juscélia Nunes Santos
Universidade de Uberaba – UNIUBE
Djalma Gonçalves Pereira
Universidade de Uberaba – UNIUBE
Carolina Macêdo Barcelos Ogoshi
Universidade de Uberaba – UNIUBE
Cláudia Montagneri Masson
Universidade de Uberaba – UNIUBE
Resumo
O presente trabalho é fruto das atividades realizadas pelos alunos do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) da Universidade de Uberaba e tem como finalidade relatar uma experiência didático-pedagógica diferenciada, agregando valores como a ludicidade, a interdisciplinaridade, modelagem matemática, etnomatemática, entre outros. Foi feito um apanhado conceitual a respeito de cada um desses valores, embasando nossa prática e induzindo a uma reflexão sobre o atual sistema educacional e suas deficiências. Elencamos alguns critérios para a educação efetiva e alguns problemas que incidem na qualidade da educação. Acreditamos que a formação continuada e o uso de práticas pedagógicas diferenciadas devem fazer parte do cotidiano dos educadores, sendo um dos fatores para a melhoria da qualidade dessa educação. Palavras-chave: PIBID. Ludicidade. Matemática.