A INTERDISCIPLINARIDADE, A ARTE E A CULTURA POPULAR NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Leonardo Marcelino PIBIC/ UNIUBE
  • Sueli Teresinha de Abreu Bernardes REDECENTRO/UNIUBE

Resumo

Este texto relata atividades de iniciação científica no Observatório da Educação Interdisciplinaridade na Educação Básica: estudos por meio da arte e da cultura popular, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), realizado na Universidade de Uberaba-UNIUBE. Voltado ao estudo das políticas públicas educacionais para a educação básica, tem por objetivo identificar a menção à interdisciplinaridade, à arte e à cultura popular na legislação e nos documentos oficiais que expressam tais políticas. As questões norteadoras são: há menção às práticas interdisciplinares, à arte e à cultura popular nas legislações e documentos oficiais nas esferas federal e estadual relacionadas à educação básica? O mesmo ocorre no âmbito municipal? Em caso afirmativo, quais são e o que preveem? Que conceito de interdisciplinaridade eles expressam? Adota-se uma metodologia para o desenvolvimento deste estudo que abrange um levantamento bibliográfico, uma pesquisa documental e uma pesquisa na internet, em duas etapas. Na primeira, estudam-se os dados relativos ao estado mineiro e à federação. Na segunda etapa, serão estudados o plano de educação e as diretrizes curriculares municipais. Os dados obtidos são quantificados em termos de ocorrência e analisados em uma abordagem qualitativa. Os documentos são obtidos por meio do portal do Ministério da Educação e da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais. Posteriormente, as análises na rede municipal serão realizadas na Secretaria Municipal de Educação. Os pressupostos teóricos que embasam as análises sobre as políticas educacionais para a educação básica são os de Garcia (2008) e Dourado (2007); sobre a interdisciplinaridade, Fazenda (1999, 2002, 2003, 2008); sobre cultura popular, Brandão (1985, 2007). As questões da interdisciplinaridade e das relações arte e educação são igualmente objeto de leitura, a partir do referencial teórico selecionado sobretudo em Barbosa (2001). Os resultados iniciais abrangem a leitura da atual Constituição Federal Brasileira, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/96, do Plano Nacional de Educação (lei 10.172/01) e, ainda, do documento oficial relativo aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) da educação básica. Para a compreensão do sentido da cultura popular, iniciou-se um levantamento de vídeos disponíveis na internet sobre expressões da cultura popular mineira, mais especificamente do município de Uberaba-MG e um estudo da bibliografia escolhida. Os dados, apesar de iniciais, apontam para a necessidade de compreensão dos conceitos para facilitar a sua identificação nos documentos. Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Arte. Cultura Popular. Educação Básica. Políticas Educacionais.

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Publicado

2013-09-18

Edição

Seção

RESUMO EXPANDIDO