BI Education: Plataforma de Cursos de Business Intelligence

Autores

  • Raziel Ferreira Pereira Universidade de Uberaba - UNIUBE, Brasil
  • Ana Luiza Silva Martins Universidade de Uberaba - Uniube, Brasil
  • Luiz Fernando Ribeiro de Paiva Universidade de Uberaba
  • Andre Luís Silva de Paula Universidade de Uberaba

DOI:

https://doi.org/10.31496/retii.v2i1.1726

Palavras-chave:

dados, plataforma, aulas, geração de conhecimento

Resumo

No mundo globalizado, a importância dos cuidados com os dados sensíveis e o crescimento exponencial deles se tornou essencial, sabemos que coletar, gerir e interpretar esses dados são fundamentais para a tomada de decisões estratégicas, com isso surge a Business Intelligence, que facilita os processos internos de otimização e promove o crescimento contínuo da área. Com isso, o intuito desse trabalho é apresentar uma plataforma de cursos voltada para a área de business intelligence, também incorporando novos entusiastas e principiantes no mundo dos dados, trazendo formas de aprimorar ou gerar novos conhecimentos, além de manter os profissionais atualizados sobre as ferramentas e as dicas do mercado.

Biografia do Autor

Raziel Ferreira Pereira, Universidade de Uberaba - UNIUBE, Brasil

Graduado em Sistema de Informação pela Universidade de Uberaba.

Ana Luiza Silva Martins, Universidade de Uberaba - Uniube, Brasil

Graduada em Sistema de Informação pela Universidade de Uberaba.

Luiz Fernando Ribeiro de Paiva, Universidade de Uberaba

Doutor em Educação pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Mestre em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS). Especialista em Avaliação na Educação Superior (UnB). Especialista em Análise de Sistemas (UNAERP). Possui aperfeiçoamento em Educação a Distância (UNIUBE). Tecnólogo em Processamento de Dados pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Gestor dos cursos Sistemas de Informação, Jogos Digitais e Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UNIUBE. Analista de sistemas na Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba. Possui experiência nas áreas de Sistemas de Informação, Ensino Superior e Educação a Distância.

Andre Luís Silva de Paula, Universidade de Uberaba

Possui licenciatura Curta em Ciências (1985), Licenciatura Plena em Matemática (1989), Licenciado em Pedagogia (2017), Tecnólogo em Gestor em Recursos Humanos (2021) e Tecnólogo em Gestão de Tecnologia da Informação (2023) pela Universidade de Uberaba - Uniube. Pós-graduado em Análise de Sistemas pela UNAERP. Professor titular da Universidade de Uberaba nos Cursos de Sistemas de Informação, Engenharia de Computação e Jogos DIgitais. Experiência na área de Ciência da Computação, com atuação principalmente nos seguintes temas: matemática, informática, sistemas operacionais, algoritmos, estruturas de dados, modelagem matemática, análise de sistemas, desenvolvimento de sistemas, programação mobile e tecnologia/educação. Foi gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação da Educação a Distância (TIC EAD) e hoje é Gestor de Relacionamentos da Diretoria de Transformação Digital, ambas na Universidade de Uberaba, na área administrativa. Tem expressiva experiência no desenvolvimento de aplicações voltadas para o EAD, participou ativamente da idealização, concepção e desenvolvimento do projeto técnico e pedagógico do Ambiente Virtual de Aprendizagem da Universidade de Uberaba - AVA UNIUBE. Hoje, atua diretamente na Gestão de Relacionamentos com os alunos da Uniube.

Referências

BARBIERI, Carla. Transformação digital e a evolução da inteligência de negócios. Belo Horizonte: UFMG Editora, 2022.

BEUREN, Ilse Maria. Gerenciamento da informação: Um recurso estratégico no processo de gestão empresarial. São Paulo: Atlas, 1998.

COUTINHO, Thiago. Descubra tudo sobre o ClipChamp, o novo editor de vídeo da Microsoft. 2023. Disponível em: https://www.voitto.com.br/blog/artigo/clipchamp. Acesso em: 05 nov. 2023.

JOHNSON, Steven. Cultura da Interface: Como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. Edição. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2011.

MACHADO, Amanda. A importância do CSS na criação de estilos visuais em páginas da web. 2023. Disponível em: https://www.dio.me/articles/a-importancia-do-css-na-criacao-de-estilos-visuais-em-paginas-da-web. Acesso em: 04 nov. 2023.

MARRA, Tiago. O impacto do ensino digital na capacitação profissional em TI. São Paulo: Nova Era, 2021.

PROVIDELLO, Walakys. Visual Studio Code: A Importância de uma Poderosa Ferramenta de Desenvolvimento. 2023. Disponível em: https://www.dio.me/articles/visual-studio-code-a-importancia-de-uma-poderosa-ferramenta-de-desenvolvimento. Acesso em: 04 nov. 2023.

SCHAEDLER, Andrew; MENDES, Giselly Santos. Business intelligence. 1. ed. Curitiba: Intersaberes, 2021. E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br. Acesso em: 02 nov. 2023.

TORRES, Elisabeth Fátima; MAZZONI, Alberto Angel. Conteúdos digitais multimídia: o foco na usabilidade e acessibilidade. Brasília, v. 33, n. 2, p. 152-160, maio/ago. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/pjwPPLyPk3YnmQ3zFHz8SFJ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 04 nov. 2023.

VILLAIN, Mateus; SILVEIRA, Maria Isabelle. Figma: o que é a ferramenta, Design e uso. 2023. Disponível em: https://www.alura.com.br/artigos/figma. Acesso em: 05 nov. 2023.

Downloads

Publicado

2025-07-25

Como Citar

Pereira, R. F., Martins, A. L. S., Paiva, L. F. R. de, & Paula, A. L. S. de. (2025). BI Education: Plataforma de Cursos de Business Intelligence. Revista De Engenharia, TI E Inovação, 2(1), 1–8. https://doi.org/10.31496/retii.v2i1.1726

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)