Dados no DNA das empresas: sua revitalização com ciência de dados

Autores

  • Roberto Silva Araújo Assis Universidade de Uberaba - Uniube, Brasil
  • Fernando José Portella Universidade de Uberaba - UNIUBE, Brasil
  • Luiz Fernando Ribeiro de Paiva Universidade de Uberaba - Uniube, Brasil
  • Luciano Lopes Pereira Universidade de Uberaba - Uniube, Brasil
  • Humberto Patrick Lacerda Ribeiro Universidade de Uberaba - Uniube, Brasil
  • Adriano Dawison de Lima Universidade de Uberaba - Uniube, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31496/retii.v1i1.1712

Palavras-chave:

Governança de dados, Cultura de Dados, Big Data

Resumo

Na Era digital, as empresas estabelecidas, muitas com décadas de história, enfrentam o desafio de adaptar-se à rápida evolução do mercado, sendo a adoção de uma cultura de dados uma necessidade imperativa. Este estudo, que se sustenta por uma revisão narrativa da literatura sobre o tema em questão, corresponde a uma análise da transformação necessária para que se construa, nessas empresas, uma cultura de dados eficaz, que não apenas facilite a tomada de decisão baseada em evidências, mas também redefina os paradigmas de crescimento e sucesso no século XXI. No referido processo de análise foram examinadas as barreiras que existem na adoção de uma cultura de dados em organizações com longa trajetória e as possíveis estratégias para superá-las. Especial enfoque foi dado a determinadas questões, como a resistência organizacional à mudança, a necessidade de um alinhamento cultural e de capacitação dos colaboradores em competências relacionadas a dados. Além dos desafios técnicos, verificou-se que a resistência à mudança e a lacuna nas competências analíticas dos colaboradores constituem obstáculos significativos. Revelou-se que a superação desses desafios passa pela conscientização e pelo treinamento em alfabetização de dados, pela reformulação de processos organizacionais e pela implementação de tecnologias facilitadoras. A incorporação de uma cultura de dados representa mais do que uma mudança estratégica, é um pré-requisito para a sobrevivência e prosperidade em um mercado cada vez mais orientado por dados. O compromisso com a educação e o desenvolvimento das competências dos colaboradores em análise de dados, aliado a uma liderança que prioriza a governança de dados, é fundamental para transformar dados em insights acionáveis, garantindo assim uma vantagem competitiva sustentável.

Biografia do Autor

Roberto Silva Araújo Assis, Universidade de Uberaba - Uniube, Brasil

Possui graduação em sistemas de informação pela Universidade de Uberaba (2005) e mestrado em MESTRADO PROFISSIONAL EM ENGENHARIA QUÍMICA pela Universidade de Uberaba (2021). Atualmente é professor titular da Universidade de Uberaba e gerente de TI (desenvolvimento) da Universidade de Uberaba. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: licenciamento, forense digital, universidade, educação a distância e contratos de ti.

Luiz Fernando Ribeiro de Paiva, Universidade de Uberaba - Uniube, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Mestre em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS). Especialista em Avaliação na Educação Superior (UnB). Especialista em Análise de Sistemas (UNAERP). Possui aperfeiçoamento em Educação a Distância (UNIUBE). Tecnólogo em Processamento de Dados pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Gestor dos cursos Sistemas de Informação, Jogos Digitais e Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UNIUBE. Analista de sistemas na Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba. Possui experiência nas áreas de Sistemas de Informação, Ensino Superior e Educação a Distância.

Luciano Lopes Pereira, Universidade de Uberaba - Uniube, Brasil

Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade de Uberaba (1996). Especialista em Gerenciamento de Redes de Computadores pela Universidade de Uberaba (2003). Professor na Universidade de Uberaba nos Cursos de Graduação de Sistemas de Informação, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia de Produção, Administração, Ciências Contábeis, Tecnologia em Gestão Financeira, Tecnologia em Gestão de RH, Tecnologia em Logística e Tecnologia em Gestão do Agronegócio. Professor na Universidade de Uberaba em Cursos de Pós-Graduação. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Gestão de TI, Administração de Redes e Segurança da Informação. Atua, também, como Diretor de Transformação Digital e TI da mesma instituição.

Humberto Patrick Lacerda Ribeiro, Universidade de Uberaba - Uniube, Brasil

Possui graduação em Sistemas de Informação pela Universidade de Uberaba(2008) e especialização em MBA Gestão de Projetos pela Universidade de Uberaba(2010). Atualmente é Professor da Universidade de Uberaba. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação.

Adriano Dawison de Lima, Universidade de Uberaba - Uniube, Brasil

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade de Uberaba (2004), mestrado em Energia na Agricultura pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (2006) e doutorado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009). Atualmente é tempo contínuo da Universidade de Uberaba. Professor permanente do Programa de Pós -Graduação em Engenharia Química - Mestrado Profissional (PPGEQ) da Universidade de Uberaba - UNIUBE . Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Cálculo para as engenharias e tecnologias I, II, III e IV. Cálculo Numérico. Matemática para decisões administrativas I e II.

Referências

ALFADEL, Kathy. Além dos números: o impacto da ciência de dados no mundo moderno. Linkedin, fev. 2024. Disponível em: https://www.linkedin.com/pulse/beyond-numbers-data-sciences-impact-modernworld-kathy-alfadel-faw3c/ Acesso em: 31 mar. 2024.

AMARAL, F. Introdução a ciências de dados: mineração de dados e Big Data. Rio de Janeiro: Alta Books, 2016. 320 p.

DATA Literacy. Descomplica | Cultura de Dados, 2024. Disponível em: https://descomplica.com.br/. Acesso em: 15 mar. 2024.

KHADIJA. I. B. Dancing with data: an unconventional dive into the world of data science. Medium, 2023. Disponível em: https://medium.com/@khadijahibrahimblrb22/dancing-with-data-anunconventional-dive-into-the-world-of-data-science-ac2db08303f8 Acesso em: 01 abr. 2024.

MACHADO, F. N. R. Big data: o futuro dos dados e aplicações. São Paulo: Érica, 2018. 224 p.

PADRÃO, Márcio. 93% das empresas brasileiras reconhecem a importância dos dados, diz pesquisa. Canaltech, 2022. Disponível em: https://canaltech.com.br/negocios/93-das-empresas-brasileiras-reconhecem-aimportancia-dos-dados-diz-pesquisa-209879/. Acesso em: 01 abr. 2024.

TAURION, Cezar. Big data. Rio de Janeiro: Brasport, 2013. E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/160676. Acesso em: 31 mar. 2024.

Downloads

Publicado

2024-08-20

Como Citar

Assis, R. S. A. ., Portella, F. J. ., Paiva, L. F. R. de ., Pereira, L. L. ., Ribeiro, H. P. L. ., & Lima, A. D. de . (2024). Dados no DNA das empresas: sua revitalização com ciência de dados. Revista De Engenharia, TI E Inovação, 1(1), 1–9. https://doi.org/10.31496/retii.v1i1.1712

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)