EDUCAÇÃO E FILOSOFIA PARA OS JOVENS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: AVANÇOS E CONTRADIÇÕES

Autores

  • André Silvério da Cruz UFU

Resumo

O momento em que vivemos tem nos provocado perplexidade e desorientação, sobretudo, pais e professores. Não resta dúvida de que há um incômodo social, político, moral e existencial como fruto e reflexo de eventos e de crise, de uma modernidade em choque e que assolam os meios educacionais. Novos desafios estão sendo colocados na emergência desses paradigmas e de suas contradições. Há uma necessidade urgente de rever a escola, a função e a formação dos professores, portanto, sem cair no saudosismo ou mesmo na aceitação cega do que tudo se pode para o aluno, comuns inclusive em alguns meios educacionais com leituras pedagógicas mal elaboradas.Cabe lembrar que o advento de um novo homem depende da construção de novas formas de conhecimento e de poder, de uma intencionalidade emancipadora e de uma nova sociabilidade cidadã, que recuse qualquer forma de espontaneísmo e de autoritarismo. Numa sociedade marcada pelo domínio exacerbado do trabalho e pela razão instrumental, tem sido difícil os indivíduos ocuparem o tempo do lazer e da escola de forma criativa. Vemos o quanto temos dificuldade de mudar a disposição das aulas, sentimos, cada vez mais, a falta da imaginação, da invenção e da fantasia, do exercício reflexivo abstrato, principalmente na formação dos adolescentes do ensino médio.

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