FRAUDE EM AVALIAÇÕES: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE O NORDESTE E O SUDESTE DO BRASIL

Maria Alzira de Almeida Pimenta, Sônia de Almeida Pimenta

Resumo


O início do terceiro milênio foi marcado pelas mudanças na organização produtiva e social de todos os continentes. Essas mudanças impactaram a educação no Brasil especialmente em função da retomada da democracia, depois de um
considerável período de ditadura. Neste novo cenário, urge repensar as práticas educativas que envolvem os sujeitos em suas dimensões sociais, culturais e éticas.
De maneira semelhante a outros países, as políticas e as práticas educativas precisam ser revistas para lidar com os aspectos positivos e negativos dessas mudanças. A qualidade da revisão e da implementação de novas políticas e práticas
dependem essencialmente de pesquisas sobre temas pertinentes à realidade presente. Por isso, é imprescindível conhecer e analisar a realidade em uma perspectiva comparada. É ela que permite delinear a dimensão crítica de
determinado fenômeno e subsidiar a elaboração de instrumentos eficazes para a elaboração e implementação de políticas e práticas educacionais que as sociedades
contemporâneas tanto necessitam.

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