O TEATRO NA ESCOLA E O BULLYING COMO TEMA GERADOR: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO POPULAR E DA PESQUISA-AÇÃO

Autores

  • Rita Márcia Ayala UNIUBE
  • Valéria Oliveira de Vasconcelos UNIUBE

Resumo

O presente artigo trata de uma pesquisa de mestrado em andamento em que se pretende compreender, por meio da Educação Popular e da Pesquisa-Ação, como o teatro pode contribuir para a educação escolar, tendo obullying como tema gerador da investigação. A concepção de educação que privilegia práticas transformadoras e prioriza a qualidade de ser humano a que se aspira formar, constitui relevante referência para reflexões sobre formação humana. Entende-se, neste sentido, que a Arte pode oferecer um aporte singular a esta formação, na medida em que lida com a sensibilidade e o discernimento do educando. No conjunto das Artes Cênicas, distingue-se o Teatro como elemento capaz de facultar a criação de um espaço dialógico, em um contexto que extrapola o fazer pedagógico recorrente, pelo viés da Educação Popular.

Downloads