PESQUISA SOBRE A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO ENSINO TÉCNICO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O PROCESSO EDUCATIVO

Autores

  • Ailton Reis UNIUBE
  • Carmem Scriptori UNIUBE-UNIMONTE

Resumo

A transformação da Escola Técnica Federal do Amazonas - ETFAM - em Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas – CEFET-AM, fez com que aquela Instituição Federal de Ensino buscasse qualificar, aperfeiçoando seu quadro docente, em consonância tanto com os novos parâmetros para a Educação Profissional de Nível Técnico, como também, com o novo modelo produtivo requerendo um profissional que, além de tecnicamente competente, exerça na realização de seu trabalho uma forma concreta de cidadania. Sendo assim, após dez anos de trabalho docente naquela Instituição, questionamentos e anseios advindos do corpo discente, sobre a prática dos diversos professores da área técnica, têm provocado nosso interesse em aprofundar razões teóricas e técnicas, subjacentes à prática pedagógica daqueles docentes, no plano metodológico, as quais têm afetado diretamente não só a formação cidadã do profissional técnico, como também, todo seu processo de ensino-aprendizagem

Downloads