DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE ARTE: PROJETO INTERNACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
Resumo
É confiado ao sistema escolar Português a função primordial de contribuir para a compreensão e preservação do patrimônio e a educação patrimonial é uma componente importante na Educação Artística em Portugal. Um problema central no seu estudo é a falha do sistema escolar na consecução das finalidades atrás descritas, porque o ensino deste conteúdo é feito de uma forma muito etnocêntrica, ignorando as culturas minoritárias e as culturas não Européias. Esta comunicação explora diversos percursos patrimoniais e apresenta estratégias utilizadas por professores de arte da Formação Inicial e Avançada, que têm trabalhado com o Departamento de Comunicação e Expressões Artísticas, Curso de EVT, da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal.Os presentes Projetos tiveram as seguintes finalidades: (1) refletir sobre educação artística e patrimonial através de revisão de literatura (predominantemente Anglo-Saxónica); (2) desenvolver uma prática reflexiva; e (3) utilizar os princípios fundamentais da investigação educativa. No final apresentam-se algumas conclusões e implicações para o contexto da educação em geral e especificamente para o Projetos Internacional de Cooperação Científica, entre instituições de Ensino Superior do Brasil e de Portugal, intituladoExperiências D’Além Mar: Estudos Luso-Brasileiros sobre Cultura, Educação e Educação em Arte Palavras-Chave: cultura; patrimônio; educação artística; multiculturalidade; formação de professoresDownloads
Edição
Seção
ARTIGOS