DIREITOS HUMANOS – DA INSERÇÃO TEMÁTICA AO COTIDIANO ESCOLAR

Autores

  • Sandra Afonso Castro UNIUBE
  • Fernanda Telles Marques UNIUBE

Resumo

A educação, no Brasil, de caráter homogeneizador e monocultural, tem a marca histórica da exclusão, consubstanciada pela desigualdade social que se alastra nopaís desde a época de sua colonização até os dias atuais. Prevalece a cultura da violência, envolvendo sujeitos cada vez mais jovens. Parte-se da premissa de que uma educação emancipatória, que adote práticas inclusivas, participativas, na qual se assegure a Educação em e para os Direitos Humanos, engendra a autonomia do ser, promovendo o empoderamento do sujeito e da coletividade, pressupostos para a cultura da paz e a efetivação do Estado Democrático de Direito. Pretende-se verificar, no CEFET/MG, Campus IV (Araxá), se e como os Direitos Humanos são trabalhados enquanto núcleo temático formativo obrigatório na Educação Profissional Tecnológica de Nível Médio na Forma Integrada (EPTNM), através de uma pesquisa qualitativa, atualmente em fase intermediária.

Downloads