ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL: LOCUS DE INTEGRAÇÃO TEORIA E PRÁTICA?

Autores

  • Taciane Cristina Santana UNIUBE

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo descrever o estágio e a possível relação entre a teoria e prática nesse momento da formação profissional. Segundo Pimenta (2010), o estágio é um processo de apreensão da realidade concreta, que se dá através da observação e experiências, no desenvolvimento de uma atitude interdisciplinar. Concordando com Barreiro e Gebran (2006), que descrevem o estágio como o momento de integração entre teoria e prática, não se resumindo a aplicação imediata, mecânica e instrumental de técnicas, rituais, princípios e normas aprendidas na teoria, e mais, como sendo o ponto de convergência e equilíbrio entre o aluno e o professor. O estágio, como possibilidade de superação dos modelos de reprodução, concebido como atividade teórica e instrumentalizador da práxis, tem contado com as contribuições de autores que se pautam pelos princípios da formação do profissional reflexivo, mobilizador de saberes profissionais.

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