Plataforma de treinamento integrada para empresas

Autores

  • Thiago de Souza Francisco Universidade de Uberaba - Uniube, Brasil
  • Alice Cristina Costa Alves Universidade de Uberaba - Uniube, Brasil
  • Felipe Chaves Alves Pereira Universidade de Uberaba - Uniube, Brasil
  • Victor Hugo Resende Costa Universidade de Uberaba - Uniube, Brasil
  • Mateus de Sousa Valente Universidade de Uberaba - Uniube, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31496/retii.v2i1.1752

Palavras-chave:

plataforma de treinamento, treinamento corporativo, capacitação contínua, metodologia Ágil, Chatbot

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de uma plataforma de treinamento integrada para empresas, que é uma iniciativa que visa modernizar e otimizar os processos de capacitação de colaboradores, adaptando-se às necessidades e desafios do mundo corporativo. A motivação para tal projeto deriva da crescente importância de um treinamento contínuo e eficiente, que promova não só o desenvolvimento profissional dos funcionários, mas também a competitividade e inovação dentro das organizações.

Biografia do Autor

Thiago de Souza Francisco, Universidade de Uberaba - Uniube, Brasil

Graduado em Sistema de Informação pela Universidade de Uberaba.

Alice Cristina Costa Alves, Universidade de Uberaba - Uniube, Brasil

Graduada em Sistema de Informação pela Universidade de Uberaba.

Felipe Chaves Alves Pereira, Universidade de Uberaba - Uniube, Brasil

Graduado em Sistema de Informação pela Universidade de Uberaba.

Victor Hugo Resende Costa, Universidade de Uberaba - Uniube, Brasil

Graduado em Sistema de Informação pela Universidade de Uberaba.

Mateus de Sousa Valente, Universidade de Uberaba - Uniube, Brasil

Especialista em Tecnologia Java pela UTFPR (2018), especialista em Ethinical Hacking e CyberSecurity pela Faculdade Eficaz (2021), especialista em Computação em Nuvem e aplicativos móveis pela Faculdade Eficaz (2022), especialista em Tecnologias e Desenvolvimento WebMobile pela Faculdade Eficaz (2022) , especialista em Arquitetura de Software pela Faculdade Eficaz 2022 e especialista em Administração de Banco de Dados.Graduado em Sistemas de informação pela Uniube 2020 e Graduado em Engenharia de computação pela Uniube 2022. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação, atuandoprincipalmente nos seguintes temas: web, mobile e internet das coisas.Atualmente trabalha na Uniube como Desenvolvedor de Ssitemas e Professor nos cursos de Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência de dados e Engenharia da Computação.

Referências

BARBOSA, L. Tecnologias aplicadas à capacitação corporativa. Revista de inovação em educação, v. 9, n. 2, p. 88-101, 2021.

CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

GAGNE, R. M. Princípios do design instrucional para ambientes digitais. São Paulo: EdTech Press, 2021.

LEITE, C. A revolução dos chatbots na educação corporativa. Revista Brasileira de Tecnologia Educacional, v. 5, n. 2, p. 75-90, 2019.

MOURA, P. Avaliação de programas de treinamento: teoria e prática. Gestão e Desenvolvimento Humano, v. 12, n. 1, p. 60-70, 2018.

OLIVEIRA, A.; SANTOS, L. Estratégias de aprendizagem digital nas organizações. Revista de Educação Corporativa, v. 6, n. 1, p. 45-59, 2022.

RAMOS, P.; TEIXEIRA, M. Engajamento e interatividade em plataformas de e-learning. Cadernos de Educação e Tecnologia, v. 5, n. 4, p. 33-48, 2020.

SCHWABER, K.; SUTHERLAND, J. Scrum: the art of doing twice the work in half the time. New York: Crown Business, 2017.

SOUZA, A. Desenvolvimento de aplicações web com PHP e MySQL. Revista de Tecnologia e Inovação, v. 8, n. 3, p. 90-105, 2017.

VASCONCELOS, J. A versatilidade do PHP no desenvolvimento de sistemas. Revista de Engenharia e Tecnologia, v. 11, n.2, p. 110-125, 2020.

Downloads

Publicado

2025-07-25

Como Citar

Francisco, T. de S., Alves, A. C. C., Pereira, F. C. A., Costa, V. H. R., & Valente, M. de S. (2025). Plataforma de treinamento integrada para empresas. Revista De Engenharia, TI E Inovação, 2(1), 1–8. https://doi.org/10.31496/retii.v2i1.1752