Independência hídrica em Uberaba

Autores

  • Dario Silva Cintra Universidade de Uberaba - UNIUBE, Brasil
  • Diego Victor Barbosa de Oliveira Universidade de Uberaba - UNIUBE, Brasil
  • Gustavo Florencio Vieira Universidade de Uberaba - UNIUBE, Brasil
  • Marco Antônio dos Santos Mazeto Universidade de Uberaba - UNIUBE, Brasil
  • Pedro Henrique Silva Sousa Universidade de Uberaba - UNIUBE, Brasil
  • Thábata Carolina Pereira Universidade de Uberaba - UNIUBE, Brasil
  • Cristiano Dorça Ferreira Universidade de Uberaba - UNIUBE, Brasil
  • Ana Paula Silva Capuci Universidade de Uberaba - UNIUBE, Brasil
  • Cleiton Silvano Goulart Universidade de Uberaba - UNIUBE, Brasil https://orcid.org/0000-0002-4015-9062
  • Luís Cesar de Oliveira Universidade de Uberaba - UNIUBE, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31496/retii.v2i2.1969

Palavras-chave:

abastecimento, gestão hídrica, captação, sustentabilidade

Biografia do Autor

Dario Silva Cintra, Universidade de Uberaba - UNIUBE, Brasil

Discente do curso de Engenharia Civil da Universidade de Uberaba.

Diego Victor Barbosa de Oliveira, Universidade de Uberaba - UNIUBE, Brasil

Discente do curso de Engenharia Civil da Universidade de Uberaba.

Gustavo Florencio Vieira, Universidade de Uberaba - UNIUBE, Brasil

Discente do curso de Engenharia Civil da Universidade de Uberaba.

Marco Antônio dos Santos Mazeto, Universidade de Uberaba - UNIUBE, Brasil

Discente do curso de Engenharia Civil da Universidade de Uberaba.

Pedro Henrique Silva Sousa, Universidade de Uberaba - UNIUBE, Brasil

Discente do curso de Engenharia Civil da Universidade de Uberaba.

Thábata Carolina Pereira, Universidade de Uberaba - UNIUBE, Brasil

Discente do curso de Engenharia Civil da Universidade de Uberaba.

Cristiano Dorça Ferreira, Universidade de Uberaba - UNIUBE, Brasil

Possui graduação em Engenharia Civil, mestrado e Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é docente da Universidade de Uberaba e Engenheiro Civil da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, atuando principalmente em rede de abastecimento de água.

Ana Paula Silva Capuci, Universidade de Uberaba - UNIUBE, Brasil

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade de Uberaba (2013), graduação em Farmácia Industrial pela Universidade de Uberaba (2007), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Uberlândia (2015) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Uberlândia (2019). Atualmente é professor da Universidade de Uberaba nas disciplinas Termodinâmica Aplicada I e II, Planejamento e Otimização de Processos Químicos, Balanço de Energia, Cinética Química e Cálculo de Reatores I e Química Ambiental e Gerenciamento de Resíduos. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Termodinâmica e Processos de Separação, atuando principalmente nos seguintes temas: solubilidade, ajuste de dados, equilíbrio sólido-líquido, processos de separação e cristalização.

Cleiton Silvano Goulart, Universidade de Uberaba - UNIUBE, Brasil

Mestre em física com habilitação em instrumentação científica pelo CBPF Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Possui graduação em Engenharia Mecânica com habilitação em controle e automação pela FACTHUS - Faculdade de Talentos Humanos e especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade Pitágoras. Atua profissionalmente docente universitário para cursos de engenharias e tecnologias na Universidade de Uberaba - UNIUBE. Nesta mesma instituição também coordena o programa de extensão universitária: Educação Digital e Comunidade, cujo foco central consiste em capacitar a comunidade em ferramentas digitais. Atua ainda como produtor de conteúdos, capítulos e de materiais didáticos sob demanda; e profissionalmente no campo de gestão de engenharia para segmento industrial. No campo profissional está a linha de frente no desenvolvimento de projetos inovadores no campo de sistemas de proteção contra quedas para trabalhos em altura. Possui interesse em sistemas robóticos, instrumentação científica, IoT - Internet das Coisas, Indústria 4.0 e eletrônica embarcada. Possui grande habilidade para programação de software para computadores e microcontroladores e eletrônica digital. Apaixonado pela docência no ensino superior.

Luís Cesar de Oliveira, Universidade de Uberaba - UNIUBE, Brasil

Engenheiro Civil, graduado pela Universidade de Uberaba Uniube em 1990. Possui pós-graduação em Metodologia do Ensino da Matemática pelas Faculdades Claretianas. É mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Uberlândia UFU, com área de concentração em Engenharia Urbana e linha de pesquisa em Planejamento e Operação de Transportes.Atua no magistério superior há mais de 35 anos e na gestão acadêmica há mais de 14 anos. Foi membro executor do Projeto de Engenharia no Ensino Médio, realizado em Uberaba com apoio financeiro da FINEP, no período de 2007 a 2009. Desde 2011, exerce a função de gestor de Engenharia na Universidade de Uberaba, liderando atividades de planejamento, supervisão pedagógica, coordenação docente e desenvolvimento institucional.No âmbito do Sistema Confea/Crea, atuou como conselheiro suplente da Câmara Especializada de Engenharia Civil (CEEC) do CREA-MG no triênio 20122014. Posteriormente, exerceu a função de conselheiro titular da mesma câmara nos períodos de 20182020 e 20202023. Foi coordenador da Comissão Especial de Educação e Atribuição Profissional (CEAP) do CREA-MG nos mandatos de 2020 e 2023. Atualmente, é o coordenador estadual do Colégio de Instituições de Ensino Regional (CIER) do CREA-MG, cargo para o qual foi eleito em 2024 e reeleito para o mandato de 2025.

Downloads

Publicado

2025-12-17

Como Citar

Cintra, D. S., Oliveira, D. V. B. de, Vieira, G. F., Mazeto, M. A. dos S., Sousa, P. H. S., Pereira, T. C., … Oliveira, L. C. de. (2025). Independência hídrica em Uberaba. Revista De Engenharia, TI E Inovação, 2(2), 1–2. https://doi.org/10.31496/retii.v2i2.1969

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.