Projeto de estufa automatizada com Arduíno

Autores

  • Gabriel Custódio de Abreu Universidade de Uberaba – Uniube, Brasil
  • Matheus Rosa Marcelino Universidade de Uberaba – Uniube, Brasil
  • Leandro Aureliano da Silva Universidade de Uberaba – Uniube, Brasil
  • Lúcio Rogério Júnior Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM, Brasil
  • Marcelo Lucas Universidade de Uberaba – Uniube, Brasil
  • Eduardo Silva Vasconcelos Instituto Federal Goiano – IF Goiano, Brasil
  • Edilberto Pereira Teixeira Universidade de Uberaba – Uniube, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31496/retii.v2i1.1895

Palavras-chave:

estufa automatizada, Arduino Uno, irrigação automatizada, sensores de umidade, agricultura tecnológica

Resumo

O uso de tecnologias na agricultura é fundamental para aumentar a competitividade e solucionar desafios relacionados ao espaço e às condições ambientais. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um protótipo de estufa automatizada, utilizando componentes de baixo custo para eliminar a necessidade de intervenção manual no cultivo de plantas. O sistema de controle é baseado no Arduino Uno R3, escolhido por sua facilidade de programação e ampla conectividade com sensores. A irrigação é automatizada por sensores de umidade do solo, que acionam um relé para ativar a bomba de água conforme a necessidade hídrica da planta. Além disso, a regulação da ventilação ocorre por meio de setpoints predefinidos. Como validação do sistema, será cultivado um morangueiro, devido ao seu rápido crescimento, possibilitando a análise da eficiência da estufa no controle das condições ambientais. Os resultados esperados incluem um ambiente autônomo e eficiente para o cultivo, otimizando recursos e reduzindo a necessidade de mão de obra

Biografia do Autor

Gabriel Custódio de Abreu, Universidade de Uberaba – Uniube, Brasil

Possui graduação em Engenharia de Controle e Automação pela Universidade de Uberaba – Uniube.

Matheus Rosa Marcelino, Universidade de Uberaba – Uniube, Brasil

Possui graduação em Engenharia de Controle e Automação pela Universidade de Uberaba – Uniube.

Leandro Aureliano da Silva, Universidade de Uberaba – Uniube, Brasil

Possui Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU no ano de 2018. Mestrado em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia de São Carlos - USP em 2007. Especialização Profissional em Automação de Processos Industriais pela Universidade de Uberaba em 2007. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Uberaba em 2001. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas de Telecomunicações, Automação e Processamento Digital de sinais e Imagens. Foi Professor e coordenador dos cursos de Engenharia Ambiental, Elétrica, Mecânica e Sistemas de Informação na Faculdade de Talentos Humanos - FACTHUS (Ecossistema Brasília Educacional), tanto presencial, quanto a distância. Foi editor chefe do Jornal de Engenharia, Tecnologia e Meio Ambiente - JETMA. Foi Coordenador da Comissão Própria de Avaliação - CPA da FACTHUS e foi membro do NDE nacional do Ecossistema Brasília Educacional. Atualmente é Professor e Gestor de Curso na Universidade de Uberaba - UNIUBE. Editor Chefe da Revista de Engenharia, TI e Inovação de ISSN: 2966-2508. Revisor de artigos científicos. Compõe o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASIS).

Lúcio Rogério Júnior, Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM, Brasil

Graduado em Engenharia Elétrica com ênfase em Automação Industrial (2008-2012) pela Universidade de Uberaba (UNIUBE) e especialização em Engenharia de Manutenção (2013-2015) pela Faculdade Pitágoras. Mestre em Inovação Tecnológica (2017-2019) pela Universidade Federal do Triangulo Mineiro (PMPIT / LFFPP / UFTM) e doutorando em Engenharia Elétrica (2022) na Universidade Federal de Uberlândia (PPGEELT / FEELT / NUPEP / UFU). Atuou como professor no curso Técnico em Eletrônica (2013) no Colégio Uberaba e também como Engenheiro (2013-2017) em plantas industriais. Foi Professor na UNIUBE (2017-2025) atuando nos cursos de Engenharia Elétrica / Computação / Automação. Atualmente é Professor Efetivo no Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Possui experiência nas áreas de Instrumentação Eletrônica, Eletrônica de Potência, Sistemas embarcados (DSPs), Automação Industrial e Engenharia de manutenção. Possui interesse em pesquisas nas áreas de APFC, inversores VCM-VSI / CCM-VSI e aplicações de sistemas embarcados à inovação tecnológica.

Marcelo Lucas, Universidade de Uberaba – Uniube, Brasil

Possui graduação em Engenharia Elétrica ênfase em eletrônica e telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (1988), especialização em Especialização em Sistemas de Telecomunicações pela Universidade de Uberaba (2000), aperfeiçoamento em Processamento na Indústria Sucroalcooleira pela FAZU - Faculdades Associadas de Uberaba (2009) e mestrado pela EESC/USP - Escola de Engenharia de São Carlos (2012). Atualmente é professor titular da Universidade de Uberaba e gestor do curso de Engenharia Elétrica e coordenador do curso de Especialização em Sistemas Elétricos de Potência. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Telecomunicações, Sistemas de Controle, Instrumentação Industrial e desenvolvimento na área de Sistemas Inteligentes de Controle. Consultor técnico da empresa SIC engenharia Ltda.

Eduardo Silva Vasconcelos, Instituto Federal Goiano – IF Goiano, Brasil

Doutor em Ciências pela Faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Mestre em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Mestre em Educação Superior pelo Centro Universitário do Triângulo (UNITRI). Graduado em Matemática pela Universidade de Marília (UNIMAR), em Administração (Bacharelado) e em Gestão do Agronegócio (Tecnólogo) pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Possui diversas especializações Lato Sensu, com ênfase em Matemática, Estatística Aplicada, Inteligência Artificial, Engenharia e Gestão do Conhecimento, Business Intelligence, Big Data, Administração Pública e Gestão Estratégica, Governança Pública e Tecnologias Educacionais, além de um MBA em Gestão Pública e Práticas de Administração. Atualmente, é aluno do curso de Engenharia Elétrica pela UniBTA.Com ampla experiência na área de Educação, atua no ensino médio desde 1990 e no ensino superior desde 2003, com foco em disciplinas como Cálculo, Matemática, Estatística, Gestão e Empreendedorismo. Desde 2014, exerce o cargo de Diretor-Geral no Instituto Federal Goiano - Campus Cristalina, com atuação em gestão pública voltada ao desenvolvimento educacional e institucional.

Edilberto Pereira Teixeira, Universidade de Uberaba – Uniube, Brasil

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (1972), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (1974) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1991). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em controle de processos eletrônicos e sistemas elétricos de potência, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas elétricos de potência, eletricidade industrial, controle de processos multivariáveis, controle de sistemas não-lineares, lógica nebulosa e redes neurais artificiais. Atualmente é professor do Curso de Graduação em Engenharia de Elétrica da Universidade de Uberaba - MG (Uniube).

Referências

AZEVEDO, J. A.; SILVA, E. M. Tensiômetro: dispositivo prático para controle da irrigação. Empresa brasileira de Pesquisa Agropecuária, Planaltina, 1999. Disponível em: https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/551819/1/ cirtec01.pdf. Acesso em: 1 jun. 2024.

BORGES, I. B. Protótipo de sensor de umidade do solo de baixo custo. Instituto Federal Goiano, 2024. Monografia (Engenharia Agrícola) – Instituto Federal Goiano, Urutaí – GO. Disponível em: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4387. Acesso em: 1 jun. 2024.

DARE AGRO. Estufas agrícolas automatizadas: controle automatizado em uma estufa para produção agrícola. 2022. [eBook Kindle]. Disponível em: https://www.amazon.com.br/Agr%C3%ADcolas-Automatizadas-Controle-automatizado-produ%C3%A7%C3%A3o-ebook/dp/B09QSVPX4L. Acesso em: 1 jun. 2024.

JESUS, K. Aplicação de Internet das Coisas (IoT) na Agricultura de Precisão. 2021. Monografia (Sistemas de Informação) - Universidade Estadual de Goiás, Posse - GO. Disponível em: https://repositorio.ueg.br/jspui/handle/tede/643. Acesso em: 1 jun. 2024.

MACHADO, C. E. V.; COSTA, A. C. A. da; CARDOSO, R. C. Estudo das propriedades mecânicas e térmicas do poliestireno de alto impacto. Cadernos UniFOA, v. 11, n. 32, p. 29-36, 2017. Disponível em: http://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/474. Acesso em: 2 mar. 2024.

MOLIN, J. P.; AMARAL, L. R.do.; COLAÇO. A. F. Agricultura de precisão. São Paulo: Oficina de textos, 2015.

PERES, Luiz Ricardo de Oliveira; SOUZA, Otávio César Pinheiro de; SANTOS, Carlos Renato Borges dos. Análise Experimental da Durabilidade de Sensores de Umidade do Solo utilizados com Arduino. Conferência de Engenharia Elétrica - Ceel, Uberlândia, MG, p. 1-5, 2022. Disponível em: https://www.peteletricaufu.com.br/static/ceel/artigos/artigo_740.pdf. Acesso em: 1 jun. 2024.

SILVA, M. Análise da hidrodinâmica com sensores capacitivo e resistivo de Arduino em solo do cerrado. 2021. Dissertação (Mestrado em Irrigação no Cerrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, Ceres. Disponível em: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2362. Acesso em: 1 jun. 2024.

STEIN, A.; VIRTIS, N. The conservatory: gardens under glass. Princeton Architectural Press, 2020.

WILLIANS, B. The art of irrigation: mastering efficient watering techniques for agriculture and landscapes. 2024.

Downloads

Publicado

2025-07-25

Como Citar

Abreu, G. C. de, Marcelino, M. R., Silva, L. A. da, Rogério Júnior, L., Lucas, M., Vasconcelos, E. S., & Teixeira, E. P. (2025). Projeto de estufa automatizada com Arduíno. Revista De Engenharia, TI E Inovação, 2(1), 1–17. https://doi.org/10.31496/retii.v2i1.1895

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.