Análise do impacto da sujidade e proposta de protótipo para limpeza automatizada em sistemas fotovoltaicos
DOI:
https://doi.org/10.31496/retii.v1i1.1715Palavras-chave:
Energia Solar, Sujeira em painéis solares, Limpeza de sistemas PV, Células PVResumo
A energia solar, proveniente do sol, é vista como uma solução viável, embora a sujeira nas placas solares possa afetar sua eficiência. O projeto apresentado propõe um protótipo automatizado para a limpeza eficiente dessas placas. O estudo analisa dois sistemas fotovoltaicos residenciais e propõe um protótipo de limpeza que utiliza movimentos rotativos de rolos, água e detergente neutro. Os resultados mostram que a sujeira pode reduzir a produção de energia em até 25%. O sistema de limpeza implementado é composto por uma estrutura mecânica, componentes elétricos, e lógica controlada por Arduino. A análise de dados revela que a sujeira impacta significativamente no desempenho dos sistemas fotovoltaicos. Um sistema na cidade de Uberaba MG, durante a reforma do telhado, teve uma produção inicial de 2.6 kWh, aumentando 121% após a limpeza. Um segundo sistema na cidade de Conceição das Alagoas MG, afetado pela seca e poeira, mostrou um aumento na geração de energia elétrica após a limpeza e chuvas. A conclusão destaca a importância da limpeza regular das placas solares, evidenciada pelos aumentos de produção após a remoção da sujeira. Esses resultados reforçam a necessidade de soluções eficazes para a manutenção de sistemas fotovoltaicos, contribuindo para a sustentabilidade da energia solar.Referências
CÉLULA FOTOVOLTAICO: Tudo o que você precisa saber. Disponível em: https://eletronicadepotencia.com/celula-fotovoltaica/ Acesso em: 23 jan. 2024.
ENERGIA e ELETRICIDADE: Fontes renováveis. In: ENERGIA Solar
Fotovoltaica: Conceitos e aplicações. 2. ed.v. 1, cap. 1, 2, 3, p. 15-16, 26-27, 46, 58, 65-69, 74- 76. ISBN 9788536509785. São Paulo: Érica, 2012.
GAIO, J. N; CAMPOS, K. M. A. Determinação do tempo ótimo para limpeza de painéis fotovoltaicos para obtenção da melhor produtividade: estudo de caso de caso dos SFVCR’s implantados na UTFPR. Curitiba: Monografia de TCC, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2017.
INMET. Instituto Nacional de Meteorologia. Disponível em: https://portal.inmet.gov.br/. Acesso em: 27 jan. 2024.
NASCIMENTO, R.L. Energia solar no Brasil: situação e perspectiva. Estudo técnico. Brasília: Câmara dos Deputados do Brasil,2014.
PINHO, J. T.; GALDINO, M. A. (org.). Manual de Engenharia para Sistemas Fotovoltaicos. Rio de Janeiro: Cepel - Cresesb, 2014.
SILVA, J. S. Análise da influência da temperatura na geração de energia utilizando painéis fotovoltaico os monocristalinos e policristalinos. Alegrete: Monografia de TCC, Universidade Federal do Pampa, 2016.
SOARES JÚNIOR, J. G.; CRUZ, S. R.; AMARAL, L. S. Impacto da sujidade sobre o desempenho de sistemas fotovoltaicos. VII Congresso Brasileiro de Energia Solar – Gramado RS (2018).
VILLALVA, M. G.; GAZOLI, J. R. Energia Solar Fotovoltaica: conceitos e aplicações, sistemas isolados e conectados à rede. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da RETII serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista de Engenharia, TI e Inovação, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.