Obtenção de aguardente a partir da fermentação de batata doce

Autores

  • Constância Oliveira Venâncio da Silva Universidade de Uberaba - UNIUBE, Brasil
  • Jarod Jonahtan Costa Batista Universidade de Uberaba - UNIUBE, Brasil
  • Lisciomára Lacerda de Souza Universidade de Uberaba - UNIUBE, Brasil
  • Livia Molina da Silva Universidade de Uberaba - UNIUBE, Brasil
  • Maria Eduarda Soares Rezende Universidade de Uberaba - UNIUBE, Brasil
  • Matheus Vasconcelos Ferreira Universidade de Uberaba - UNIUBE, Brasil
  • José Roberto Delalibera Finzer Universidade de Uberaba - UNIUBE, Brasil https://orcid.org/0000-0001-6139-3619
  • José Renato Buêncio Universidade de Uberaba - UNIUBE, Brasil
  • Marcelo Costa Dias Universidade de Uberaba - UNIUBE, Brasil
  • Ana Flávia Mendonça Santana Universidade de Uberaba - UNIUBE, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31496/retii.v2i2.1968

Palavras-chave:

aguardente, fermentação, destilação, batata-doce

Biografia do Autor

Constância Oliveira Venâncio da Silva, Universidade de Uberaba - UNIUBE, Brasil

Discente do curso de Engenharia Química da Universidade de Uberaba.

Jarod Jonahtan Costa Batista, Universidade de Uberaba - UNIUBE, Brasil

Discente do curso de Engenharia Química da Universidade de Uberaba.

Lisciomára Lacerda de Souza, Universidade de Uberaba - UNIUBE, Brasil

Discente do curso de Engenharia Química da Universidade de Uberaba.

Livia Molina da Silva, Universidade de Uberaba - UNIUBE, Brasil

Discente da Universidade de Uberaba.

Maria Eduarda Soares Rezende, Universidade de Uberaba - UNIUBE, Brasil

Discente do curso de Engenharia Química da Universidade de Uberaba.

Matheus Vasconcelos Ferreira, Universidade de Uberaba - UNIUBE, Brasil

Discente do curso de Engenharia Química da Universidade de Uberaba.

José Roberto Delalibera Finzer, Universidade de Uberaba - UNIUBE, Brasil

Possui graduação em Curso de Engenharia Química pela Universidade Federal de Uberlândia (1973), mestrado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1984) e doutorado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1989). Atualmente é professor do Curso de Graduação em Engenharia Química: Universidade de Uberaba-UNIUBE, Coordenador do Curso de Mestrado Profissional em Engenharia Química, Professor do Mestrado em Sanidade e Produção Animal nos Trópicos. Ex- Professor do Programa de Pós-Graduação e de Graduação em Engenharia Química da Universidade Federal de Uberlândia - Ex-Bolsista do CNPq da Universidade Federal de Uberlândia - Produtividade em Pesquisa. Ex-Professor do Curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (Erechim RS). Ex- Professor do Curso de Engenharia de Alimentos das Faculdades Integradas FAZU (Uberaba MG). Tem experiência na área de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos, com ênfase em Operações Industriais e Equipamentos para Indústrias Alimentícias e Químicas, atuando principalmente nos seguintes temas: secagem, cristalização: sacarose e ácido cítrico, secagem de materiais pastosos e secagem com inertes; secagem de café e grãos; transferência de calor e massa em sistemas vibrados, produção de sacarose, fabricação de biodiesel, balanço de massa e de energia.

José Renato Buêncio, Universidade de Uberaba - UNIUBE, Brasil

Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba – UNIUBE. Pós-graduado em Estatística Aplicada. Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela UNIUBE (2006). Atualmente é docente da Universidade de Uberaba e professor da Escola Estadual Henrique Kruger. Atua como membro do Núcleo de Gestão Pedagógica (NGPR), exercendo a função de coordenador de Matemática no Programa de Recomposição das Aprendizagens – PRA/MG.

Marcelo Costa Dias, Universidade de Uberaba - UNIUBE, Brasil

Mestre em Engenharia Química, com ênfase em Processamento Químico Agroindustrial, pela Universidade de Uberaba – UNIUBE. Pós-graduado em Engenharia de Petróleo e Gás pela UNIASSELVI. Graduado em Engenharia de Produção pela UNIUBE e Técnico em Mecânica. Atualmente cursa Engenharia Mecânica na Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM e pós-graduação em Engenharia de Equipamentos Industriais pela UNISANTA. É docente nos cursos de Engenharia, ministrando as disciplinas de Expressão Gráfica (presencial) e Mecânica dos Fluidos (presencial e EAD). Na modalidade EAD, leciona também Mecânica Geral, Fluidos e Termodinâmica, Hidráulica, Operações Unitárias, Resistência dos Materiais e Gestão de Projetos. Possui experiência em Engenharia de Produção, com ênfase em manutenção ferroviária e gestão industrial. Atuou como consultor em análise, diagnóstico e modelagem de processos produtivos, incluindo mapeamento de fluxos, identificação e análise de sistemas integrados e otimização de atividades industriais.

Ana Flávia Mendonça Santana, Universidade de Uberaba - UNIUBE, Brasil

Técnica em Química pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM (2014), graduada em Engenharia Química pela Universidade de Uberaba – UNIUBE (2019), pós-graduada em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR (2021) e possui MBA em Engenharia de Produção pela UNIUBE (2024). Concluiu o Mestrado Profissional em Engenharia Química pela UNIUBE (2023), na área de concentração Desenvolvimento de Processos Químicos e Agroindustriais.Possui ampla experiência em laboratórios físico-químicos e em controle de qualidade, atuando em contextos industriais, acadêmicos e de pesquisa, com domínio de técnicas analíticas, equipamentos laboratoriais e otimização de processos. Atuou como pesquisadora na Universidade de Uberaba, com bolsa da FAPEMIG (BDCTI I, dez/2023 a mai/2025, APQ-012303-23). Atualmente é Analista de Processos Pleno em um centro de pesquisa e desenvolvimento de Galvani Fertilizantes, localizado em Uberaba-MG - empresa brasileira com mais de 50 anos de atuação no setor de fertilizantes, com polos industriais na Bahia — e atua como professora na Universidade de Uberaba, nos cursos de Engenharia Química e Zootecnia, modalidade EAD.

Downloads

Publicado

2025-12-17

Como Citar

Silva, C. O. V. da, Batista, J. J. C., Souza, L. L. de, Silva, L. M. da, Rezende, M. E. S., Ferreira, M. V., … Santana, A. F. M. (2025). Obtenção de aguardente a partir da fermentação de batata doce. Revista De Engenharia, TI E Inovação, 2(2), 1–2. https://doi.org/10.31496/retii.v2i2.1968