CHAMADA DE ARTIGOS – DOSSIÊ “CAMINHOS FORMATIVOS E TEMÁTICAS INTEGRADAS À PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ACADÊMICO SOBRE O(A) PROFESSOR(A)”

O presente dossiê - Caminhos formativos e temáticas integradas à produção do conhecimento acadêmico sobre o(a) professor(a) – é uma proposta do grupo de pesquisadores que compõem a Redecentro – Rede de pesquisadores sobre professores(as) da Região Centro-Oeste/Brasil. A rede associa atualmente pesquisadores(as) de instituições públicas e particulares: Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Goiás (UFG),  Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Universidade de Uberaba (UNIUBE), Instituto Federal de Goiás (IFG), UniAraguaia Centro Universitário, que coletivamente discutem a temática – professores(as), a partir de uma posição crítica e reflexiva.

 Os pesquisadores da rede buscam manter o foco de suas análises numa perspectiva histórica e epistemológica, o que envolve questionar sobre a forma como são sistematizados, analisados, interpretados, e a quem é destinado o conhecimento sobre os professores(as), formalizando, constantemente, o cuidado com a qualidade teórica e epistemológica, além da explicitação política e ideológica contra hegemônica, mantendo a qualidade social da referida produção.

A Redecentro, portanto, busca consolidar-se como uma rede colaborativa de pesquisa, que incentiva a produção de conhecimento sobre professores, envolvendo no processo, estudantes de pós-graduação, de iniciação científica, professores(as) das redes de ensino, professores(as) do ensino superior, num movimento formativo que se preocupa com o posicionamento crítico e reflexivo, emancipatório e contra hegemônico de seus membros. Mais recentemente, face à pandemia de Sars-Cov-II, conhecida como Covid-19, a Rede preocupa-se com a análise dos impactos da pandemia na formação, no trabalho e nas práticas de professores(as).

Para ampliar a reflexão coletiva e uma possível intervenção, frente aos professores no período quarentena, vimos convidar o grupo de pesquisadores da Redecentro,  e demais interessados, a publicar no referido dossiê, com a finalidade de divulgar resultados de suas pesquisas que versem sobre os caminhos postos à função social dos professores(as) ou sobre temáticas integradas à produção do conhecimento acadêmico sobre o(a) professor(a), sobretudo com foco na quarentena Covid-19. O prazo final para submissão do texto é 15 de janeiro de 2021.

 

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:

15/01/2021 – Prazo final para recebimento de textos.

15/03/2021 – Emissão de pareceres.

19/04/2021 – Envio da versão final dos textos.

Maio de 2021 – Publicação do dossiê em nº especial.

 

ORIENTAÇÕES:

As contribuições devem ser encaminhadas pelo sistema da revista, por meio do endereço <http://www.revistas.uniube.br/index.php/rpd/index>. Ao submeter o texto pelo sistema, o(a) autor(a) deve selecionar, na indicação da seção de publicação (logo no primeiro passo da submissão), a aba "Artigos do dossiê". Todos os artigos devem ser formatados conforme as normas gerais da revista. Acesso pelo link:

< http://www.revistas.uniube.br/index.php/rpd/about/submissions#authorGuidelines>.