Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • 1- Cadastro no sistema para submeter o manuscrito e acompanhar o processo editorial em curso. Acesso, usando uma conta existente ou registrar uma nova conta.
    2- Contribuição original e inédita. Caso contrário deve-se justificar em “Comentários ao Editor”.
    3- Certificação de que os dados de identificação de autoria foram removidos do arquivo e da opção Propriedades no word, garantindo dessa forma o critério de anonimato da autoria para a avaliação às cegas.
    4- Máximo de três autores por trabalho submetido, sendo que, pelo menos, um tenha a titulação mínima de doutor.
    5- Preenchimento completo dos metadados no sistema.
    6- Atestado de aprovação por um Comitê de Ética de Pesquisa, quando se tratar de pesquisas com seres humanos. (Incluir em “Documentos Suplementares”).
    7- Textos cujo tema esteja em consonância com o foco e o escopo da Revista. Não serão aceitos artigos sem os elementos que caracterizam esse tipo de produção; artigos já publicados em periódicos nacionais; capítulos de tese, de dissertação e trabalhos de conclusão; trabalhos já publicados em anais sem a devida reestruturação e a referência ao evento, em nota de rodapé, na página inicial.
    8- Os autores assumem a responsabilidade de que o manuscrito se refere a um trabalho original e não está sendo submetido à avaliação por outro periódico; pelos aspectos éticos da pesquisa; por ideias, dados, opiniões e conceitos emitidos no texto e exatidão das referências.
    9- A publicação implica na cessão integral dos direitos autorais à revista.
    10- Deverá ser observado pelos autores um intervalo de, no mínimo, um ano para nova publicação na Revista.
    11- O texto segue as normas e orientações descritas em Diretrizes para Autores.

Diretrizes para Autores

NORMAS

1) Artigos, Relatos de Experiência

1.1 Os originais enviados para publicação devem ter, no máximo, 30 (trinta) páginas e, no mí­nimo, 10 (dez) páginas, incluindo espaços, gráficos, figuras, bibliografia, notas de rodapé, anexos.

1.2 O texto deve conter:

a) Título em língua portuguesa, inglesa e espanhola (com no máximo 15 – quinze –palavras). Usar letra maiúscula apenas na primeira letra, nomes próprios ou siglas.

b) Resumo, em português, inglês e espanhol, contendo até 150 (cento e cinquenta) palavras, ressaltando o objetivo, o método, os resultados e as conclusões. A primeira frase deve ser significativa explicando o tema principal do texto.

c) Palavras-chave (no máximo cinco), em português, inglês e espanhol, indicadas abaixo do resumo e separadas entre si por ponto e finalizadas por ponto.

d) O corpo do texto deverá conter, minimamente, introdução, metodologia, resultados e conclusão.

e) Referências, conforme normas atualizadas da ABNT, apresentadas ao final do texto. Os destaques deverão ser em itálico e, não, em negrito. 

FERNÁNDEZ, A. A inteligência aprisionada. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.

MUNHOZ, I. M. S. Educação para a carreira e representações sociais de professores: limites e possibilidades na educação básica (Tese de Doutorado) – Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil. 2010.

2) A entrevista deverá incluir: resumo (em português, inglês e espanhol), palavras-chave (português, inglês e espanhol), apresentação do entrevistado.

3) A resenha deverá ter de quatro a seis páginas, indicando: título da resenha (em português, inglês e espanhol); dados bibliográficos da publicação resenhada.

4) Informações no texto ou referências que possam identificar os autores devem ser suprimidas, usando XXX, e enviadas separadamente em documento suplementar com a devida indicação.

5) Os dados de identificação dos autores deverão ser digitados diretamente nos campos apropriados da página de cadastramento do artigo e do/a(s) autor/a(s) no sistema SEER, incluindo nome completo, endereço postal, telefone e e-mail para contato com os leitores, ORCID, breve descrição do currículo e filiação institucional. Esses dados não devem constar do arquivo Word (ou compatível) que será submetido pelo portal.

 

FORMATAÇÃO

1) Digitar o texto na fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento entrelinhas de 1,5cm, para o texto, e, para as citações diretas, fonte 11, com espaçamento entrelinhas de 1,0cm. Margens superior/esquerda de 3,0cm e inferior/direita de 2,0cm. Tamanho do papel A4 (21,0cm x 29,7cm).

2) Usar apenas itálico para ênfase ou destaque no corpo do texto.

3) As citações devem obedecer a NBR 10520 (2002) da ABNT, indicadas no texto pelo sistema de chamada autor-data. As citações diretas (transcrições textuais de parte da obra do autor consultado), de até três linhas, devem estar contidas entre aspas duplas indicadas por chamadas assim: (AUTOR, ano, pág). As citações indiretas (texto baseado na obra do autor consultado) devem indicar apenas o autor e o ano da obra.

4) Inserir ilustrações (figuras, tabelas, gráficos, mapas, dentre outras) no próprio texto. Essas devem ser de boa qualidade, contendo título, legenda e fonte. No caso de fotografias, é necessário o nome do fotógrafo e a sua autorização para uso da imagem, assim como a autorização das pessoas fotografadas, no caso em seja possível o reconhecimento facial.

5) As notas de rodapé devem ser inseridas na página em que são indicadas.

 

Artigos

Os artigos devem ter, no mínimo, 10 (dez) páginas e, no máximo, 30 (trinta), incluindo as referências bibliográficas e as notas.

Documentos

A seção Documentos é destinada à circulação de textos legislativos federais, estaduais e municipais, bem como de caráter político-educacional, resultantes das esferas mencionadas, de associações científicas, ou que tenham teor sociológico-educacional, histórico-educacional, psicológico-educacional dentre outros, de origem nacional ou internacional. 

Dossiê

Publicação resultante de Chamada Pública, via Edital, atendendo a normas específicas.

Editorial

Teste

Entrevista

A revista publica também entrevistas com pesquisadores e estudiosos de destaque na área da educação.

Resenha

Nesta seção, publicam-se resenhas críticas de livros da área de educação e de áreas correlatas. Devem ter entre 4 e 6 páginas.

Relato de experiência

Os relatos de experiência devem ter, no mínimo, 15 (quinze) páginas e, no máximo, 30 (trinta), incluindo as referências bibliográficas e as notas.

Resumo de Teses e Dissertações

Publicação de resumo de teses e dissertações com o objetivo de ampliar a divulgação da produção científica.

Inserir a referência completa da tese ou dissertação.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta Revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.