Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.-
1- Cadastro no sistema para submeter o manuscrito e acompanhar o processo editorial em curso. Acesso, usando uma conta existente ou registrar uma nova conta.
2- Contribuição original e inédita. Caso contrário deve-se justificar em “Comentários ao Editor”.
3- Certificação de que os dados de identificação de autoria foram removidos do arquivo e da opção Propriedades no word, garantindo dessa forma o critério de anonimato da autoria para a avaliação às cegas.
4- Máximo de três autores por trabalho submetido, sendo que, pelo menos, um tenha a titulação mínima de doutor.
5- Preenchimento completo dos metadados no sistema.
6- Atestado de aprovação por um Comitê de Ética de Pesquisa, quando se tratar de pesquisas com seres humanos. (Incluir em “Documentos Suplementares”).
7- Textos cujo tema esteja em consonância com o foco e o escopo da Revista. Não serão aceitos artigos sem os elementos que caracterizam esse tipo de produção; artigos já publicados em periódicos nacionais; capítulos de tese, de dissertação e trabalhos de conclusão; trabalhos já publicados em anais sem a devida reestruturação e a referência ao evento, em nota de rodapé, na página inicial.
8- Os autores assumem a responsabilidade de que o manuscrito se refere a um trabalho original e não está sendo submetido à avaliação por outro periódico; pelos aspectos éticos da pesquisa; por ideias, dados, opiniões e conceitos emitidos no texto e exatidão das referências.
9- A publicação implica na cessão integral dos direitos autorais à revista.
10- Deverá ser observado pelos autores um intervalo de, no mínimo, um ano para nova publicação na Revista.
11- O texto segue as normas e orientações descritas em Diretrizes para Autores.
Artigos
Os artigos devem ter, no mínimo, 10 (dez) páginas e, no máximo, 30 (trinta), incluindo as referências e as notas.
Documentos
A seção Documentos é destinada à circulação de textos legislativos federais, estaduais e municipais, bem como de caráter político-educacional, resultantes das esferas mencionadas, de associações científicas, ou que tenham teor sociológico-educacional, histórico-educacional, psicológico-educacional dentre outros, de origem nacional ou internacional.
Dossiê
Publicação resultante de Chamada Pública, via Edital, atendendo a normas específicas.
Entrevista
A revista publica também entrevistas com pesquisadores e estudiosos de destaque na área da educação.
Resenha
Nesta seção, publicam-se resenhas críticas de livros da área de educação e de áreas correlatas. Devem ter entre 4 e 6 páginas.
Relato de experiência
Os relatos de experiência devem ter, no mínimo, 15 (quinze) páginas e, no máximo, 30 (trinta), incluindo as referências bibliográficas e as notas.
Resumo de Teses e Dissertações
Publicação de resumo de teses e dissertações com o objetivo de ampliar a divulgação da produção científica.
Inserir a referência completa da tese ou dissertação.
Declaração de Direito Autoral
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta Revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.