METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA: UM RELATO DE EXPERIENCIA

Autores

  • Sonia Bessa Universidade Estadual de Goiás-UEG
  • Elton Anderson dos Santos Castro
  • Jadir Rodrigues Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v17i37.1121

Resumo

Esse relato é um estudo de natureza qualitativa descritiva com o objetivo de vivenciar a metodologia de problematização na disciplina de Psicologia da educação, com estudantes do curso de pedagogia de universidade pública. Participaram 37 estudantes do 1o ano. O trabalho com os estudantes foi desenvolvido com referencia nos trabalhos de Neusi Berbel. Os estudantes vivenciaram novas experiências e  depararam-se com um ensino desafiador, no contato direto com a realidade. Envolveram-se de forma reflexiva, critica e criativa no processo de ensino aprendizagem. Verificou-se um comprometimento que privilegiou a investigação e a reflexão da atividade pedagógica. A MP se apresenta como uma alternativa consistente para a aprendizagem e para a construção da identidade profissional docente.

Biografia do Autor

Sonia Bessa, Universidade Estadual de Goiás-UEG

Pós doutorado em Educação pela UFTM - universidade Federal do Triangulo Mineiro (2014). Doutorado (2008) e Mestrado (2003) pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas e graduação em Pedagogia (1986), Atualmente é professora efetiva da Universidade Estadual de Goiás UEG. Experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia Educacional, atuando nos seguintes temas: aprendizagem, Educação Matemática, formação de professores, socialização e alfabetização econômica.

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Publicado

2017-12-18

Como Citar

Bessa, S., Anderson dos Santos Castro, E., & Rodrigues Gonçalves, J. (2017). METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA: UM RELATO DE EXPERIENCIA. Revista Profissão Docente, 17(37). https://doi.org/10.31496/rpd.v17i37.1121