REFLEXÃO E FORMAÇÃO DOCENTE: REVELANDO PROCESSOS INVESTIGATIVOS NA ESCOLA

Autores

  • Maristani Polidori Zamperetti

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v10i21.209

Resumo

Busco, através do presente texto, expor o relato pessoal de uma trajetória de ensino com pesquisa na escola e as decorrências dos processos vivenciados neste caminhar, que ocasionaram questionamentos e reflexões posteriores, motivando-me à autoinvestigação e autoformação docente, com o apoio de autores que estudam a formação docente. Pesquisei as relações estabelecidas entre as produções artísticas dos alunos (desenhos, pinturas e máscaras tridimensionais) e utilizando narrativas textuais criadas pelos adolescentes, procurei revelar as motivações propiciadoras das formas criadas. Paralelo ao processo investigativo, busquei compreender os elementos presentes nas minhas práticas docentes e as relações destas com os trabalhos produzidos pelos alunos. O movimento de autorreflexão empreendido no âmbito escolar foi entendido como uma prática pedagógica de si (LARROSA, 2000). Em decorrência das práticas investigativas e autorreflexivas realizadas no contexto escolar foi possível transparecer aspectos da formação docente, em especial, os processos autoformativos e as sincronicidades significativas presentes no percurso da história pessoal da pesquisadora-proponente.Palavras chave: Autoformação. Reflexão. Formação docente. Sincronicidade

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Como Citar

Zamperetti, M. P. (2011). REFLEXÃO E FORMAÇÃO DOCENTE: REVELANDO PROCESSOS INVESTIGATIVOS NA ESCOLA. Revista Profissão Docente, 10(21), 61–80. https://doi.org/10.31496/rpd.v10i21.209

Edição

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Artigos