Sistema IoT de baixo custo para monitoramento climático e automação de uma estufa de hortaliças

Autores

  • Arthur Brenno Ribeiro Coelho Universidade de Uberaba - UNIUBE, Brasil
  • Eduardo Henrique Fernandes Duarte Universidade de Uberaba - UNIUBE, Brasil
  • Otávio de Souza Oliveira Universidade de Uberaba - UNIUBE, Brasil
  • Pablo Augusto Alves de Sousa Universidade de Uberaba - UNIUBE, Brasil
  • Leandro Aureliano da Silva Universidade de Uberaba - UNIUBE, Brasil
  • Aline Alves Ribeiro Universidade de Uberaba - UNIUBE, Brasil
  • Cleiton Silvano Goulart Universidade de Uberaba - UNIUBE, Brasil
  • Leonardo Campos de Assis Universidade de Uberaba - UNIUBE, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31496/retii.v2i2.1981

Palavras-chave:

internet das coisas, agricultura de precisão, monitoramento climático, automação de irrigação, Arduino mega, sensores ambientais, dashboard web, baixo custo

Biografia do Autor

Arthur Brenno Ribeiro Coelho, Universidade de Uberaba - UNIUBE, Brasil

Discente do curso de Sistemas de Informação da Universidade de Uberaba.

Eduardo Henrique Fernandes Duarte, Universidade de Uberaba - UNIUBE, Brasil

Discente do curso de Engenharia Mecânica da Universidade de Uberaba.

Otávio de Souza Oliveira, Universidade de Uberaba - UNIUBE, Brasil

Discente do curso de Engenharia Elétrica da Universidade de Uberaba.

Pablo Augusto Alves de Sousa, Universidade de Uberaba - UNIUBE, Brasil

Discente do curso de Engenharia Elétrica da Universidade de Uberaba.

Leandro Aureliano da Silva, Universidade de Uberaba - UNIUBE, Brasil

Possui Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU no ano de 2018. Mestrado em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia de São Carlos - USP em 2007. Especialização Profissional em Automação de Processos Industriais pela Universidade de Uberaba em 2007. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Uberaba em 2001. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas de Telecomunicações, Automação e Processamento Digital de sinais e Imagens. Foi Professor e coordenador dos cursos de Engenharia Ambiental, Elétrica, Mecânica e Sistemas de Informação na Faculdade de Talentos Humanos - FACTHUS (Ecossistema Brasília Educacional), tanto presencial, quanto a distância. Foi editor chefe do Jornal de Engenharia, Tecnologia e Meio Ambiente - JETMA. Foi Coordenador da Comissão Própria de Avaliação - CPA da FACTHUS e foi membro do NDE nacional do Ecossistema Brasília Educacional. Atualmente é Professor e Gestor de Curso na Universidade de Uberaba - UNIUBE. Editor Chefe da Revista de Engenharia, TI e Inovação de ISSN: 2966-2508. Revisor de artigos científicos. Compõe o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASIS).

Aline Alves Ribeiro, Universidade de Uberaba - UNIUBE, Brasil

Doutoranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM. Mestra em Inovação Tecnológica pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM. Especialista em Sistemas Elétricos de Potência pela Faculdade Politécnica de Uberlândia. Bacharel em Engenharia Elétrica pela Universidade de Uberaba – UNIUBE (2010) e em Engenharia de Computação pela UNIUBE (2008). Possui experiência docente no ensino superior e técnico, atuando na Universidade de Uberaba, na Faculdade Talentos Humanos (FACTHUS), no Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) e na Sociedade Ginásio Uberaba. Tem experiência profissional em chão de fábrica, projetos elétricos e automação industrial.

Cleiton Silvano Goulart, Universidade de Uberaba - UNIUBE, Brasil

Mestre em física com habilitação em instrumentação científica pelo CBPF Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Possui graduação em Engenharia Mecânica com habilitação em controle e automação pela FACTHUS - Faculdade de Talentos Humanos e especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade Pitágoras. Atua profissionalmente docente universitário para cursos de engenharias e tecnologias na Universidade de Uberaba - UNIUBE. Nesta mesma instituição também coordena o programa de extensão universitária: Educação Digital e Comunidade, cujo foco central consiste em capacitar a comunidade em ferramentas digitais. Atua ainda como produtor de conteúdos, capítulos e de materiais didáticos sob demanda; e profissionalmente no campo de gestão de engenharia para segmento industrial. No campo profissional está a linha de frente no desenvolvimento de projetos inovadores no campo de sistemas de proteção contra quedas para trabalhos em altura. Possui interesse em sistemas robóticos, instrumentação científica, IoT - Internet das Coisas, Indústria 4.0 e eletrônica embarcada. Possui grande habilidade para programação de software para computadores e microcontroladores e eletrônica digital. Apaixonado pela docência no ensino superior.

Leonardo Campos de Assis, Universidade de Uberaba - UNIUBE, Brasil

Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade de Uberaba - Uniube (2005), com mestrado (2008) e doutorado (2012) em Engenharia Civil /Informações Espaciais pela Universidade Federal de Viçosa - UFV. Tenho experiência em Geociências: Sensoriamento Remoto, SIG, Hidrologia e Estatística, notadamente Inferência Bayesiana.

Downloads

Publicado

2025-12-17

Como Citar

Coelho, A. B. R., Duarte, E. H. F., Oliveira, O. de S., Sousa, P. A. A. de, Silva, L. A. da, Ribeiro, A. A., … Assis, L. C. de. (2025). Sistema IoT de baixo custo para monitoramento climático e automação de uma estufa de hortaliças. Revista De Engenharia, TI E Inovação, 2(2), 1–2. https://doi.org/10.31496/retii.v2i2.1981

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.