DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO NO CONTEXTO ESCOLAR: CONCEITOS, POLÍTICAS PÚBLICAS E FUNÇÃO DA ESCOLA

Autores

  • Rone Rosa Martins Universidade Estadual de Goiás
  • Raimundo Márcio Mota de Castro Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v16i34.1047

Resumo

A temática da diversidade tem ocupado o centro de muitos debates que enfatizam a sociedade e suas instituições. Dentre as diversidades, a diversidade sexual e de gênero demonstra-se como a mais complicada das temáticas, pois carrega em si os silenciamentos e tabus produzidos pela negação ou secundarização do corpo. O presente artigo tem por finalidade compreender o fenômeno da diversidade sexual e de gênero presente no cotidiano, especificamente no contexto escolar. Utilizando o recurso da pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória e bibliográfica, o estudo esboça alguns conceitos basilares para o entendimento da diversidade, tais como cultura, identidade e diferença; analisa algumas políticas públicas no campo da educação em que o tema da diversidade sexual e de gênero tenha sido a mola propulsora; e por fim reflete sobre a função da escola enquanto instituição formadora de (novos) sujeitos. Com apoio em teóricos como Louro (2008; 1997); Silva (2009); Woodward (2009), entre outros, conclui-se que os conceitos basilares da temática necessitam ser aprofundados, mas que a cultura é conceito determinante para o entendimento da diversidade em todos os seus campos; que as políticas públicas educacionais necessitam ser ampliadas uma vez que podem possibilitar ao docentes e gestores maior familiaridade e compreensão da temática; e que a escola, enquanto instituição social formadora, deve perceber-se como local privilegiado do debate e propositora de nossas práticas sociais capazes de vencer o preconceito e a violência difundida sobre os “diferentes”. Palavras-chave: Diversidade. Diversidade Sexual e de Gênero. Escola.

Biografia do Autor

Rone Rosa Martins, Universidade Estadual de Goiás

Especialista em Docência Universitária pela Universidade Estadual de Goiás - UEG. Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Especiasta em Psicopedagogia - Educação Inclusiva pela Faculdade Darwin. Licenciado em Informática pela Universidade Estadual de Goiás - UEG. Bacharel em Administração, pela Universidade Estadual de Goiás - UEG. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Paulista - UNIP. Atualmente é Docente na Universidade Estadual de Goiás - UEG e Agente Administrativo na Prefeitura de Sanclerlândia.

Raimundo Márcio Mota de Castro, Universidade Estadual de Goiás

Pós-doutorado em Educação Escolar e Religião (PUCPR). Doutor em Educação (PUCGoiás). Mestre em Educação (UNIUBE/MG). Especialista em Metodologia do Ensino Superior (FIBRA/PA). Pedagogo, Licenciado em Séries Iniciais (UVA/PA). Bacharel em Teologia (UNIFAI/SP). Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Bíblica. Possui Curso de Filosofia, concluído no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, da Arquidiocese de Belém/PA. É professor titular de Educação, na Universidade Estadual de Goiás, realizando suas atividades docentes e de pesquisa no Campus Senador Canedo e no Programa de Pós-graduação Stricto Senso Interdisciplinar em em Educação Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT). É autor de vários matérias didáticos para cursos de Graduação na modalidade de Educação à Distância. Desenvolve pesquisas sobre a relação Educação, Diversidade e Religião na escola, inclusão e formação de professores por meio de narrativas autobiográficas. É pesquisador membro do Grupo de Pesquisa Educação e Religião (GPER).

Downloads

Publicado

2017-01-26

Como Citar

MARTINS, R. R.; DE CASTRO, R. M. M. DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO NO CONTEXTO ESCOLAR: CONCEITOS, POLÍTICAS PÚBLICAS E FUNÇÃO DA ESCOLA. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 16, n. 34, 2017. DOI: 10.31496/rpd.v16i34.1047. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1047. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos