Os primeiros passos na carreira docente: um estudo com professores moçambicanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v20i45.1371

Resumo

O artigo caracteriza o processo de inserção na carreira docente de professores moçambicanos. Assim, colocamos a seguinte questão: que traços evidenciam o processo de inserção na carreira docente no contexto moçambicano? Foi aplicado um questionário a 29 professores do Ensino Básico da cidade de Quelimane. Os resultados obtidos revelam que a carreira docente é uma profissão complexa que exige uma colaboração e sensibilização dos gestores. A fraca colaboração em nível institucional coloca em risco a construção da identidade do professor.

Biografia do Autor

Geraldo Vernijo Deixa, Universidade Licungo

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Professor Associado da Universidade Licungo

Rosalino Subtil Chicote, Universidade Rovuma

Mestrando em Educação e Currículo. Professor da Universidade Rovuma

Sidónio Francisco Calisto, Escola Secundária Geral 25 de Junho Lua-Lua

Licenciado em Ensino de Matemática, Metrando em Educação e Currículo, Professor de Matemática da Escola Secundária Geral 25 de Junho Lua-Lua, Moçambique.

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Publicado

2020-12-23

Como Citar

Deixa, G. V., Chicote, R. S., & Calisto, S. F. (2020). Os primeiros passos na carreira docente: um estudo com professores moçambicanos. Revista Profissão Docente, 20(45), 01–13. https://doi.org/10.31496/rpd.v20i45.1371

Edição

Seção

Artigos