Os primeiros passos na carreira docente: um estudo com professores moçambicanos
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v20i45.1371Abstract
O artigo caracteriza o processo de inserção na carreira docente de professores moçambicanos. Assim, colocamos a seguinte questão: que traços evidenciam o processo de inserção na carreira docente no contexto moçambicano? Foi aplicado um questionário a 29 professores do Ensino Básico da cidade de Quelimane. Os resultados obtidos revelam que a carreira docente é uma profissão complexa que exige uma colaboração e sensibilização dos gestores. A fraca colaboração em nível institucional coloca em risco a construção da identidade do professor.References
AFRIMAP; SOISA. A prestação efectiva de serviços públicos no sector da educação. Um relatório publicado pelo AfriMAP e pela Opens Soceity Initiative for Southern Africa, 2012.
CAVACO, Maria Helena. Ofício do professor: o tempo e as mudanças. Porto: Porto Editora, 1993.
COUTO, Cecília Galvão. Professor: o início da prática profissional. Lisboa: Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.1998.
DEIXA, Geraldo Vernijo; CHICOTE, Rosalino Subtil; GONÇALVES, Elsa. A influência da indução de professores principiantes na qualidade de ensino no 1º grau do ensino básico em Moçambique. Formação Docente. Belo Horizonte. Vol. 12, no. 24 (p. 151-164) 31 ago. 2020.
GARCÍA, Carlos Marcelo. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Sísifo: Revista de Ciências da Educação, Lisboa, no. 8, jan./abr. 2009.
GARCÍA, Carlos Marcelo. Formação de Professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto editora, 1999.
HUBERMAN, Michael. Ciclo de vida profissional do ensino médio. Genebra: Universidade de Genebra, 1989.
JESUS, Saul Neves de; SANTOS, Jonas Conduto Vieira. Desenvolvimento profissional e motivação dos professores. Porto Alegre, RS, 2004.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 2. ed. – Ijuí, RS: Editora Unijuí, 2011.
NÓVOA, António. Vida de Professores. 2.ed. Lisboa: Porto Editora. 1995.
PACHECO, José Augusto; FLORES, Maria Assunção. Formação e avaliação de professores. Porto: Porto Editora. 1999.
PONTE, João Pedro da. O desenvolvimento profissional do professor de matemática. Educação e Matemática. Lisboa: SEM-SPCE, 1994.
PONTE, João Pedro da. et al.. O início da carreira profissional de professores de matemática e ciências. São Paulo, Revista de Educação, 2001.
SHULMAN, Lee. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos Cenpec, São Paulo, v.4, n.2, p.196-229, dez. 2014.
TARDIF, Maurice. O primeiro ano de docência: o choque com a realidade. Porto: Porto Editora. 1997.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 14 ed., Rio de Janeiro: Vozes, 2012.
TARDIF, Maurice; RAYMOND, Danielle. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, Campinas, v.21, n.73, p.209-244. 2000.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.