O PROFESSOR DO CURSO DE ODONTOLOGIA: SUA FORMAÇÃO E OS DESAFIOS FRENTE ÀS EXIGÊNCIAS ATUAIS.

Autores

  • Lila Louise Moreira Martins Franco Universidade Federal de Goiás-UFG
  • Érika Fernandes Soares Universidade Federal de Goiás-UFG
  • Leandro Brambilla Martorell Universidade Federal de Goiás-UFG
  • Vânia Cristina Marcelo Universidade de São Paulo- USP

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v9i20.235

Resumo

Este estudo parte da análise de que o professor do curso de odontologia vem-se constituindo como tal a partir das reformas nas áreas da educação e saúde, além de suas experiências formativas vivenciadas em sua trajetória de vida. Propõe-se relacionar a formação (cursos de pós-graduação e/ou trajetória de vida) do professor de odontologia com a legislação da saúde e da educação. Foram analisados, na literatura, fatos históricos em relação à formação do professor de ensino superior e, consequentemente, do professor de odontologia bem como os desafios dessa formação frente às exigências atuais. Percebeu-se pouca ênfase no dever do professor de cumprir a legislação, na necessidade de ampliar os espaços de formação para além dos programas de pós-graduação e em provocar nesses docentes a corresponsabilização pela vivência dos processos formativos. Em contrapartida, percebeu-se grande destaque à falta de preparo do professor para o domínio das concepções pedagógicas e de novas tecnologias, como a educação à distância, falta de contextualização de suas práticas com a realidade social do país. Esse estudo é um caminho percorrido no enfrentamento dos desafios que a formação põe ao professor no que tange às exigências atuais, inclusive em seu processo formativo como docente de ensino superior.Palavras-chave: Professor de odontologia. Formação. Legislação. Saúde. Educação

Biografia do Autor

Érika Fernandes Soares, Universidade Federal de Goiás-UFG

Mestre em Clínica Odontológica, Especialista em Odontologia em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Goiás-UFGCoordenadora de Saúde Bucal na Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia- GO- Brasil

Leandro Brambilla Martorell, Universidade Federal de Goiás-UFG

Mestrando em Clínica Odontológica pela Universidade Federal de Goiás-UFGProfessor substituto na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás-UFG - Brasil

Vânia Cristina Marcelo, Universidade de São Paulo- USP

Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo- USPProfessora Adjunta na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás-UFG- Brasil

Downloads

Como Citar

FRANCO, L. L. M. M.; SOARES, Érika F.; MARTORELL, L. B.; MARCELO, V. C. O PROFESSOR DO CURSO DE ODONTOLOGIA: SUA FORMAÇÃO E OS DESAFIOS FRENTE ÀS EXIGÊNCIAS ATUAIS. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 9, n. 20, p. 57–74, 2011. DOI: 10.31496/rpd.v9i20.235. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/235. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos