O PROFESSOR DO CURSO DE ODONTOLOGIA: SUA FORMAÇÃO E OS DESAFIOS FRENTE ÀS EXIGÊNCIAS ATUAIS.
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v9i20.235Resumo
Este estudo parte da análise de que o professor do curso de odontologia vem-se constituindo como tal a partir das reformas nas áreas da educação e saúde, além de suas experiências formativas vivenciadas em sua trajetória de vida. Propõe-se relacionar a formação (cursos de pós-graduação e/ou trajetória de vida) do professor de odontologia com a legislação da saúde e da educação. Foram analisados, na literatura, fatos históricos em relação à formação do professor de ensino superior e, consequentemente, do professor de odontologia bem como os desafios dessa formação frente às exigências atuais. Percebeu-se pouca ênfase no dever do professor de cumprir a legislação, na necessidade de ampliar os espaços de formação para além dos programas de pós-graduação e em provocar nesses docentes a corresponsabilização pela vivência dos processos formativos. Em contrapartida, percebeu-se grande destaque à falta de preparo do professor para o domínio das concepções pedagógicas e de novas tecnologias, como a educação à distância, falta de contextualização de suas práticas com a realidade social do país. Esse estudo é um caminho percorrido no enfrentamento dos desafios que a formação põe ao professor no que tange às exigências atuais, inclusive em seu processo formativo como docente de ensino superior.Palavras-chave: Professor de odontologia. Formação. Legislação. Saúde. EducaçãoDownloads
Como Citar
FRANCO, L. L. M. M.; SOARES, Érika F.; MARTORELL, L. B.; MARCELO, V. C. O PROFESSOR DO CURSO DE ODONTOLOGIA: SUA FORMAÇÃO E OS DESAFIOS FRENTE ÀS EXIGÊNCIAS ATUAIS. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 9, n. 20, p. 57–74, 2011. DOI: 10.31496/rpd.v9i20.235. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/235. Acesso em: 18 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.