HABILIDADES SOCIAIS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Autores

  • Rachel Shimba Carneiro UNISUAM
  • Maria Angélica Oliveira Gabriel UNISUAM
  • Monique Ribeiro de Assis UNISUAM
  • Angela da Silva Gomes UNISUAM
  • Jaqueline Sampaio Pereira UNISUAM
  • Jéssica Viveiros UNISUAM
  • Jorge Mendes UNISUAM
  • Tatiane Parrine dos Reis UNISUAM
  • Vera Lúcia Nascimento UNISUAM

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v15i32.915

Resumo

O presente estudo teve como objetivo investigar as habilidades sociais de professores do Ensino Fundamental atuantes em duas escolas públicas do Rio de Janeiro. As habilidades sociais foram avaliadas através do Inventário de Habilidades Sociais. Dos 65 professores avaliados: 34 foram identificados com repertório bastante elaborado de habilidades sociais; 9 com bom repertório; 3 com repertório médio; 6 com repertório abaixo da média e 13 com indicação para treinamento em habilidades sociais. A partir desse estudo, pode-se pensar em formas de aumentar o repertório de habilidades sociais do professor para a qualidade nas interações entre professor e aluno.

Biografia do Autor

Rachel Shimba Carneiro, UNISUAM

Doutora em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pesquisadora e docente no Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM)

Maria Angélica Oliveira Gabriel, UNISUAM

Mestre em Psicologia Social pela Universidade Gama Filho (UGF), docente e coordenadora do Curso de Psicologia do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM), docente do Instituto de Direito Público (IDP)

Monique Ribeiro de Assis, UNISUAM

Doutorado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (UGF), Professora do Curso de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Gama Filho.

Angela da Silva Gomes, UNISUAM

Estudante de Graduação de Psicologia do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM).

Jaqueline Sampaio Pereira, UNISUAM

Estudante de Graduação de Psicologia do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM).

Jéssica Viveiros, UNISUAM

Estudante de Graduação de Psicologia do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM).

Jorge Mendes, UNISUAM

Estudante de Graduação de Psicologia do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM).

Tatiane Parrine dos Reis, UNISUAM

Estudante de Graduação de Psicologia do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM).

Vera Lúcia Nascimento, UNISUAM

Estudante de Graduação de Psicologia do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM).

Referências

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Publicado

2015-11-11

Como Citar

Carneiro, R. S., Gabriel, M. A. O., de Assis, M. R., Gomes, A. da S., Pereira, J. S., Viveiros, J., Mendes, J., dos Reis, T. P., & Nascimento, V. L. (2015). HABILIDADES SOCIAIS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO. Revista Profissão Docente, 15(32). https://doi.org/10.31496/rpd.v15i32.915

Edição

Seção

Artigos