Proposta para implementação da metodologia BSC (Balanced Scorecard) como apoio a gestão estratégica: um estudo multicaso aplicado em uma indústria do setor de cosméticos e um laticínio

Autores

  • Wagner Cardoso Universidade de Uberaba - Uniube, Brasil e Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP, Brasil
  • Ana Luiza Oliveira Toledo Universidade de Uberaba - Uniube, Brasil
  • Jaírys da Silva Maia Universidade de Uberaba - Uniube, Brasil
  • Leandra Mota da Silva Universidade de Uberaba - Uniube, Brasil
  • Rita de Cássia Silvestre Costa Universidade de Uberaba - Uniube, Brasil
  • Juliana Aparecida da Silva Pereira Universidade de Uberaba - Uniube, Brasil

Palavras-chave:

Gestão Estratégica, Balanced Scorecard, Indicadores de Desempenho

Resumo

A sobrevivência de empresas em mercados competitivos faz com que elas busquem melhorar seu desempenho, conhecendo o estado atual da organização e estabelecendo metas e objetivos para traçar o planejamento das ações. Tal estudo tem o objetivo de propor a implementação da metodologia Balanced Scorecard para uma empresa do setor de cosméticos e outra do setor agroindustrial como parte do sistema de gestão estratégica. Foram realizadas análises do processo de gestão para a construção da metodologia a ser entregue para as organizações para futura execução do modelo, contendo os desdobramentos das atividades e seus respectivos prazos para implementação. A pesquisa contribuiu para demonstrar o potencial da metodologia do BSC a ser proposta para as empresas, já que o modelo fornece um meio lógico para a construção do planejamento estratégico, para que possam monitorar e traçar diretrizes para melhorar seu desempenho em meio a um mercado competitivo.

Biografia do Autor

Wagner Cardoso, Universidade de Uberaba - Uniube, Brasil e Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP, Brasil

Possui Graduação em Engenharia de Produção pela Universidade de Araraquara (UNIARA), Especialização em Docência Universitária pela Universidade de Uberaba (UNIUBE), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade de Araraquara (UNIARA), e é Doutorando em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). É Gestor do curso de Engenharia de Produção, Professor de Engenharia de Produção, Administração e Logística presenciais, e Engenharia de Produção, Administração, Tecnologia em Processos Gerenciais, Tecnologia em Gestão da Qualidade e Logística EaD. Dentre as disciplinas, leciona: Engenharia de Métodos e Produtividade, Planejamento e Controle da Produção (PCP), Controle e Confiabilidade do Processo, Sistemas de Produção, Projetos Integrados, Gestão da Produção, OSM, Gestão de Processos e Operações, Gestão Logística, Sistemas Logísticos e de Segurança, Simulação Aplicada a Logística, Gestão dos Transportes e da Armazenagem, Auditoria da Qualidade, Normas e Processos de Certificação, Estudos Interdisciplinares, e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) (até dezembro/2023 atingiu a soma de 165 TCCs orientados ou avaliados em bancas). 30 turmas formadas, 33 homenagens como Patrono, Paraninfo e/ou Nome de Turma. Tem experiência como Supervisor Industrial, Gerente Industrial e Gerente de Operações, além de atuar desde 2006 como Consultor e Assessor Industrial objetivando a redução de custos, o aumento da produtividade e a implantação de Planejamento e Controle de Produção (PCP). É autor de 9 livros: - Normas e Processos de Certificação (ebook) (ISBN: 978-65-6020-032-6); Engenharia de Métodos e Produtividade (ISBN: 978-8595350588); - Planejamento de Vendas e Operações (SOP) para Hospitais (ISBN: 978-8595350564); - Gestão de Processos e Operações (ISBN: 978-85-7777-904-8); - Simulação Aplicada a Logística (ISBN: 978-65-88363-16-4); - Controle e Confiabilidade do Processo (ISBN: 978-65-88363-81-2); - Auditoria da Qualidade (ISBN: 978-85-7777-970-3); - Normas e Processos de Certificação (ISBN: 978-65-88363-79-9); - Planejamento e Controle da Produção (PCP) (ISBN: 9786555062427). É autor também de 1 capítulo de livro e artigos publicados em revistas de renome e congressos da área.

Referências

CANO, Jose A.; VERGARA, José J.; PUERTA, Fabio A. Design and implementation of a balanced scorecard in a Colombian company. Revista Espacios, v. 38, n. 31, 2017.

CARVALHO, Giselle da Silva; TOSTES, Fernando Pereira. A implantação do Balanced Scorecard em uma empresa brasileira do setor petroquímico: um estudo de caso. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, 14., 2007, São Leopoldo. Anais, associação brasileira de custos. João Pessoa: Abc, 2007. v. 1, p. 1-15.

EPSTEIN, Marc J.; WISNER, Priscilla S. Using a balanced scorecard to implement sustainability. Environmental quality management, v. 11, n. 2, p. 1-10, 2001.

ELKHDR, Hassan R. H. The Relationship Between Strategic Management And Leadership: a critical literature review. International Journal Of Scientific & Technology Research. Kastamonu, p. 58-62. fev. 2019.

FIGGE, Frank; HAHN, Tobias; SCHALTEGGER, Stefan; WAGNER, Marcus. The Sustainability Balanced Scorecard: linking sustainability management to business strategy. Business Strategy And The Environment, [S.L.], v. 11, n. 5, p. 269-284, 2002.

FILGUEIRAS, Aline de Almeida; BARROS, Luana Paula de Souza; GOMES, Josir Simeone. O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO BALANCED SCORECARD EM UMA EMPRESA ESTATAL BRASILEIRA: o caso Petrobrás. Revista de Gestão Usp, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 45-57, 25 set. 2009.

HUANG, Hao-Chen. Designing a knowledge-based system for strategic planning: a balanced scorecard perspective. Expert Systems With Applications, [S.L.], v. 36, n. 1, p. 209-218, jan. 2009. Elsevier BV.

HEINEN, André; MASCARELO, Rafael; BORTOLUZZI, Citania Aparecida Pilatti. Utilização do Balanced Scorecard na gestão e no planejamento estratégico um estudo em uma indústria de confecções do município de São Carlos - SC. Revista Tecnológica, v. 5, n. 2, p. 418 - 440, dez. 2016.

KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. A estratégia em ação: balanced scorecard. Rio de Janeiro: Editora Campus Ltda, 1997.

MINTZBERG, H; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safári de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre. Bookman, 2000.

MINTZBERG, Henry et al. O processo da estratégia: conceitos, contextos e casos selecionados. 4. ed. São Paulo: Bookman, 2007.

SILVA, Davson Mansur Irffi; RODRIGUES, Diva de Souza Silva; SOUSA, Jordana de Castro; RODRIGUES, Karine Alves. O balanced scorecard como sistema de gestão estratégica: um estudo de caso aplicado em uma na indústria de materiais da construção civil. Brazilian Journal Of Development, Curitiba, v. 4, n. 7, p. 4081-4102, nov. 2018.

SWEITI, Ibrahim; LELE, Upendra. Impact of balanced scorecard implementation on financial performance of Saudi listed companies. Journal of Behavioural Economics, Finance, Entrepreneurship, Accounting and Transport, v. 4, n. 1, p. 8-12, 2016.

STEINER, G. A.; MINER, J.B. Política e estratégia administrativa. Rio de Janeiro: Interciência, 1981.

Downloads

Publicado

2024-07-23

Como Citar

Cardoso, W., Toledo, A. L. O. ., Maia, J. da S. ., Silva, L. M. da ., Costa, R. de C. S. ., & Pereira, J. A. da S. . (2024). Proposta para implementação da metodologia BSC (Balanced Scorecard) como apoio a gestão estratégica: um estudo multicaso aplicado em uma indústria do setor de cosméticos e um laticínio. Revista De Engenharia, TI E Inovação, 1(1), 1–15. Recuperado de https://revistas.uniube.br/index.php/retii/article/view/1727