EDUCAÇÃO E ESCOLA NO IDEÁRIO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÁTICO EM DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA FE/UnB
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v15i33.1007Resumo
RESUMO: O presente estudo apresenta resultados parciais da pesquisa sobre a produção acadêmica do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, realizada pela Rede de Pesquisadores sobre Professores do Centro-Oeste (Redecentro), envolvendo professores de sete instituições universitárias da Região que vêm desenvolvendo pesquisas na área ao longo dos últimos dez anos. Tem como objetivo identificar as concepções de educação e de escola na perspectiva do Materialismo histórico-dialético (MHD), reveladas nas dissertações produzidas pelo Programa no período entre 2006 e 2009. As dissertações foram analisadas com base no instrumento - ficha de análise - desenvolvido pelo grupo de pesquisadores na perspectiva de três matrizes teóricas: Positivismo, Materialismo histórico-dialético e Fenomenologia. Optamos pela abordagem qualitativa, a partir da análise dos instrumentos de seis dissertações identificadas e consubstanciadas com base na perspectiva do Materialismo histórico- dialético. A análise dos dados identificou: a) pontos de aproximação entre o que foi explicitado nas dissertações sobre concepções de educação e de escola discutidas por estudiosos do MHD e autores dos trabalhos; b) a utilização de autores diferentes dos clássicos do MHD, porém identificados com o método em questão. Palavras-chave: Concepção de Educação e Escola. Formação de Professores (as). Ideário Pedagógico – MHD.Downloads
Publicado
2016-05-19
Como Citar
FREITAS, M. C. S.; DE QUEIROZ, N. L. N.; DE SOUSA, L. C. EDUCAÇÃO E ESCOLA NO IDEÁRIO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÁTICO EM DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA FE/UnB. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 15, n. 33, p. 31–46, 2016. DOI: 10.31496/rpd.v15i33.1007. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1007. Acesso em: 27 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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