DOCÊNCIA EM CONTEXTOS DE DIVERSIDADE: PROFISSIONALIDADES E PRÁTICAS MULTICULTURAIS

Autores

  • Charles Maycon Almeida Mota Universidade do Estado da Bahia/Secretaria Municipal de Educação de Várzea do Poço
  • Nádia Barros Araujo Universidade do Estado da Bahia
  • Ana Lucia Gomes Silva Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v17i37.1138

Resumo

Este artigo apresenta reflexões acerca da inserção da diversidade cultural nas práticas de sala de aula, tomando-a sob um enfoque multicultural, potencializador de abordagens educativas que se centrem nas discussões e demandas da realidade atual. A dimensão da profissionalidade docente é vista como elemento central para esta mudança de lugar que a cultura tem começado a receber no espaço escolar. Todas as discussões são norteadas, metodologicamente, pelo dispositivo da entrevista narrativa realizada com um professor da Educação Básica bem como, respaldada em teóricos que tratam das temáticas: Formação docente, multiculturalismo, diversidade e identidade. No decorrer das reflexões tecidas no entrelace empiria-teoria com discussões que promoverão grandes reflexões e investimentos na relação entre Docência e Práticas Multiculturais no cenário educacional do país.

Biografia do Autor

Charles Maycon Almeida Mota, Universidade do Estado da Bahia/Secretaria Municipal de Educação de Várzea do Poço

Sou graduado em Pedagogia pelo Instituto Superior de Ensino Capimgrossense (2009), e em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia (2015), Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Extensão (2012), Mestre em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia (2016). É professor da Educação Básica e Psicopedagogo no Centro de Referência ao Apoio Pedagógico no município de Várzea do Poço - BA, pesquisador no DIVERSO - Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade e no DIFEBA - Diversidade, Formação, Educação Básica e Discurso. Aluno especial no Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia. Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Coordenação Pedagógica, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade, diversidade, formação de professores e educação do campo.

Nádia Barros Araujo, Universidade do Estado da Bahia

Possui graduação em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia (2004). Pós-graduação em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas - IBPEX (2005), Mestre em Educação e Diversidade pela UNEB (2016). Membro do grupo de pesquisa: Cultura Visual, Educação e Linguagens (CULTI-VI)/ UNEB, e do grupo: Diversidade, formação, educação básica e discursos (DIFEBA)/ UNEB. Concursada da rede Pública do Estado da Bahia.

Ana Lucia Gomes Silva, Universidade do Estado da Bahia

Possui graduação em Licenciatura Curta em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia (1991), graduação em Licenciatura Plena em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia (1995), especialista em leitura: teoria e prática pela UESB, (1999), Mestrado (2005) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2007). Professor/a adjunto da Universidade do Estado da Bahia ? UNEB, com experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Metodologia da Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura e produção textual, formação de professores , educação e as relações de gênero. Possui experiência de atuação na educação a distância EAD. Atua em programas de pós-graduação com as disciplinas: psicolinguística , análise do discurso e metodologia e prática de pesquisa e Pesquisa Aplicada a Educação(PAE) , atuando também como orientadora de pesquisas com temas na área de leitura, escrita, formação de professores, educação e as relações de gênero. Líder do Grupo de Pesquisa Diversidade, Formação, Educação Básica e Discursos (DIFEBA), da Universidade do Estado da Bahia- UNEB e pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade - DIVERSO também da UNEB. Atua como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade- PPED no Mestrado profissional em Educação e Diversidade- MPED da Uneb/Jacobina . Atuou na vice-coordenação do referido programa de 2014 - 2016 e como coordenadora de maio de 2016 a janeiro de 2017. Atuou na coordenação de processos educacionais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid de 2015- 2016. Coordenou o Sistema de Bibliotecas da UNEB (SISB/UNEB) de março de 2010 a março de 2011. Atuou como Diretora da Educação Básica do Estado da Bahia - DIRED/SUDEB- SEC de 1º de abril de 2011 a 15 de janeiro 2015.

Referências

ABRAMOWICZ, A.; RODRIGUES, T.C.; CRUZ, A.C.J. A diferença e a diversidade na educação. Contemporânea, São Carlos, n. 2, p. 85-97, ago.-dez. 2011.

BHABHA, H. K. O local da cultura. 2 ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.

BRASIL. Lei nº. 9.645, de 10 de março de 2008. Regula a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. In: Planalto. Legislação Republicana Brasileira. Brasília, 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm>. Acesso em: 30 nov. 2014.

CANDAU, V. M. F. Diferenças culturas, cotidiano escolar e práticas pedagógicas.Currículo sem Fronteiras, v.11, n.2, pp.240-255, Jul/Dez 2011.

CANEN, A.. O multiculturalismo e seus dilemas: implicações na educação. Revista Comunicação & Política, v. 25, n. 2, 2007. p. 91-107. Disponível em: <http://www.cebela.org.br/imagens/materia/02ded04%20ana%20caren.pdf>. Acesso em: 25 de ago. 2014.

CONTRERAS, J. A autonomia de professores. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2012.

DOMINICÉ, P. O processo de formação e alguns dos seus componentes relacionais. In: FINGER, M.; NÓVOA, A. (Orgs.). O método (auto)biográfico e a formação. 2. ed. Natal: EDUFRN, 2014. p. 77-90.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 8 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

GATTI, B. A. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Liber livro, 2007.

GATTI, B. A; BARRETO, E. S. de S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.

GIDDENS, A.As conseqüências da modernidade. São Paulo: Unesp, 1991.

IVENICKI, A; CANEN, A. G. Metodologia da Pesquisa: rompendo fronteiras curriculares. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda., 2016.

MACEDO, R. S. Currículo, diversidade e equidade: luzes para uma educação intercrítica.

Salvador: EDUFBA, 2007.

MCLAREN, P. Multiculturalismo crítico. São Paulo: Cortez. Tradução de Bedel OrofinoSchaefe.2000.

NÓVOA, A. Profissão professor. Porto, Portugal: Porto Editora, 1999.

READY, C. H. Educar em la diversidade cultural: aprendizajes desde laexperiencia inovadora em América Latina. Revista Latinoamericana de Educación Inclusiva. V.2. UNESCO/OREALC. Santiago de Chile, 2008.

SILVA, T. T. Identidade e diferença : a perspectiva dos estudos culturais. 10 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

Downloads

Publicado

2017-12-18

Como Citar

Mota, C. M. A., Araujo, N. B., & Silva, A. L. G. (2017). DOCÊNCIA EM CONTEXTOS DE DIVERSIDADE: PROFISSIONALIDADES E PRÁTICAS MULTICULTURAIS. Revista Profissão Docente, 17(37). https://doi.org/10.31496/rpd.v17i37.1138