IDENTIDADES E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA DOCÊNCIA EM CLASSES MULTISSERIADAS

Autores

  • Antônio José de Souza Rede de Educação Municipal de Itiúba
  • Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v17i37.1143

Resumo

Este estudo buscou identificar como a identidade e a cultura afro-brasileira emergiam nas histórias de vida, formação-profissão dos docentes da roça de classes multisseriadas do município de Itiúba, interior da Bahia, através de uma pesquisa-formação atravessada pela fenomenologia e hermenêutica que através da abordagem (auto)biográfica revelou a hesitação dos docentes em cumprir a Lei 10.639/2003 por terem sido imersos em um contexto de negação da identidade e cultura negra. Foi realizado o Ateliê (auto)biográfico oportunizando experiências formativas a partir da relação entre educação e questões étnico-raciais. Percebemos a necessidade de refletir sobre o lugar do negro nas histórias de vida desses professores para que fosse possível pensar em uma proposta construída com eles a partir de suas trajetórias de vida/formação/negação.

Biografia do Autor

Antônio José de Souza, Rede de Educação Municipal de Itiúba

Mestre em Educação e Diversidade pela UNEB. Professora da Educação Básica da Rede Municipal de Educação Báscia de Itiúba

Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutora e Pós-Doutra em Educação. Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia - UNEB/Departamento de Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade - PPGEDUC e Programa de Pós-Graduação em Educação e Diverisdade - PPED. Líder do Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diverisdade na Educação Básica - DIVERSO

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Publicado

2017-12-18

Como Citar

de Souza, A. J., & Rios, J. A. V. P. (2017). IDENTIDADES E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA DOCÊNCIA EM CLASSES MULTISSERIADAS. Revista Profissão Docente, 17(37). https://doi.org/10.31496/rpd.v17i37.1143