O TRABALHO DOCENTE E OS CAMINHOS DO CONHECIMENTO: A HISTORICIDADE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v17i37.1183Resumo
Na apresentação do livro, a autora busca reunir a clareza na exposição das ideias e o rigor na fundamentação teórica de historicidade na pesquisa em Educação Profissional e Tecnológica. A autora pontua que, historicamente, na sociedade brasileira, a educação não é um assunto de interesse de empresários, que veem a educação como instrumento para preparar mão de obra “dócil” com salários de baixo custo e, ainda, que a pesquisa na área da história da educação – trabalho e formação profissional – tem pouca consideração no campo de estudo. Assim, são escassos os historiadores “de ofício” e que estes têm dificuldades em relação à docência, as obrigações técnico-administrativas, convênios com a carência de laboratórios e ambiente apropriados para as aulas.
Referências
CIAVATTA, Maria. O trabalho docente e os caminhos do conhecimento: a historicidade da Educação Profissional. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.