O Programa de Tutoria Educacional da SEMED/Manaus: contribuições ao desenvolvimento profissional de professores iniciantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v20i45.1365

Resumo

No presente artigo analisam-se as contribuições de um programa de tutoria para o desenvolvimento profissional (DP) de professores iniciantes. A investigação utilizou-se da abordagem qualitativa e os procedimentos metodológicos para a coleta de dados foram a entrevista, a observação e a análise documental. Fundamentaram esta análise Carlos Marcelo (1999), Day (2001), Imbernón (2010), entre outros. Os entrevistados elencaram como pontos positivos do programa: a construção de uma proposta de formação continuada para os iniciantes; a institucionalização da formação dos formadores; tratar-se de uma formação customizada e voltada à aprendizagem dos alunos. Já os principais pontos negativos relatados foram: a logística implicada no deslocamento dos formadores; o tempo disponível para as formações e a ausência de um acompanhamento dos egressos do programa. Conclui-se que o programa tem alcançado êxito ao favorecer a inserção e o DP dos docentes, entretanto, é preciso avançar para uma perspectiva mais colaborativa e integrada à rotina da escola.

Biografia do Autor

Nayana Cristina Gomes Teles, Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia/Universidade Federal do Amazonas

Psicóloga, Doutora em Psicologia da Educação pela PUC/SP, Mestre em Psicologia da Educação pela mesma instituição, Especialista em Psicologia Clínica. Professora Adjunta da Universidade Federal do Amazonas. Pesquisadora na área de formação de professores e desenvolvimento profissional docente.

Referências

ALARCÃO, Isabel; ROLDÃO, Maria do Céu. Um passo importante no desenvolvimento profissional dos professores: o ano de indução. Formação Docente. Belo Horizonte, v.06, n.11, p. 109-126, ago/dez. 2014.

CARLOS MARCELO. Formação de Professores: para uma mudança educativa. Porto: Editora Porto, 1999.

______. O professor iniciante, a prática pedagógica e o sentido da experiência. Formação Docente, Belo Horizonte, v. 02, n. 03, p. 11-49, ago./dez. 2010.

DAY, Christopher. Desenvolvimento Profissional de Professores: os desafios da aprendizagem permanente. Porto: Porto Editora, 2001.

FUNDAÇÃO ITAÚ SOCIAL (FIS). Guia de Tutoria de Área.

GATTI, Bernadete et al. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019.

GIOVANNI, Luciana Maria; GUARNIERI, Maria Regina. Pesquisas sobre professores iniciantes e as tendências atuais de reforma da formação de professores: distância, ambiguidades e tensões. In: Professores iniciantes: diferentes necessidades em diferentes contextos. Araraquara-SP: Junqueira & Marin, 2014. p.33-44.

IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.

LIMA, Emília Freitas de (Org). Sobrevivências no início da docência. Brasília: Líber Livro Editora, 2006.

MARIANO, André Luiz Sena. A. Pesquisa sobre o professor iniciante e o processo de aprendizagem profissional: algumas características. 2005. In: 29ª REUNIÃO DA ANPED. Anais... Disponível em: http://29reuniao.anped.org.br/trabalhos/posteres/GT08-2119--Int.pdf. Acesso em: 05 nov. 2018.

______. A construção do início da docência: um olhar a partir das produções da Anped e do Endipe. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, SP, BRASIL, 2006.

MORICONI, Gabriela Miranda., DAVIS, Claudia Leme Ferreira, TARTUCE, Gisela Lobo B. P., NUNES, Marina Muniz Rossa, ESPOSITO, Yara Lúcia, SIMIELLI, Lara E.R., TELES Nayana Cristina. Formação continuada de professores: contribuições da literatura baseada em evidências. São Paulo: FCC, 2017. 59 p.; (Textos FCC: Relatórios técnicos, 52).

ROLDÃO, Maria do Céu. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação. vol.12, no.34, p.94-103, jan./abr. 2007.

TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli. Aprendizagem da docência e profissionalização. São Carlos, SP: EDUFSCAR, 2009.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 8 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

VAILLANT, Denise, MARCELO, Garcia. Ensinando a ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba, PR: Ed. UTFPR, 2012.

Downloads

Publicado

2020-12-23

Como Citar

Teles, N. C. G. (2020). O Programa de Tutoria Educacional da SEMED/Manaus: contribuições ao desenvolvimento profissional de professores iniciantes. Revista Profissão Docente, 20(45), 01–19. https://doi.org/10.31496/rpd.v20i45.1365

Edição

Seção

Artigos