TEORIAS: ANALISANDO OLHARES PONTUAIS ACERCA DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v10i22.180Resumo
O texto busca analisar a incompletude teórica na explicação das dificuldades de aprendizagem e como as teorias permitem diferentes interpretações a partir de um “olhar” específico. Apresentamos um trabalho desenvolvido com dois alunos com dificuldades de aprendizagem durante o período de quase dois anos, no qual as interpretações foram se modificando. Primeiramente, o trabalho com as crianças pautou-se nos pressupostos do Construtivismo Piagetiano; posteriormente, passou-se a questionar a “validade das conclusões” obtidas, observando que diversos fatores importantes não eram abarcados. Assim, a Teoria Sócio-Histórica ganha espaço na análise trazendo reinterpretações para o caso, incluindo principalmente nela o contexto social. Se antes o olhar focava os conceitos operatórios (Piaget), passa depois a voltar a atenção para os conceitos cotidianos (Vygotsky). Ao analisar o caso pela perspectiva sócio-histórica, não desconsideramos o trabalho desenvolvido pelo viés do Construtivismo, mas ampliamos a análise. Disso, deduz-se que a postura adotada diante do aluno é reflexo das teorias que nos perpassam, que são tomadas como guias e não como dogmas. O texto traz fortemente uma marca pessoal, fruto de uma história. Tem por objeto de análise a própria relação teoria/prática a partir da qual se pensa a trajetória docente como constante reconstrução, reinterpretação.Downloads
Publicado
2011-09-30
Como Citar
CENCI, A.; COSTAS, F. A. TEORIAS: ANALISANDO OLHARES PONTUAIS ACERCA DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 10, n. 22, p. 1–12, 2011. DOI: 10.31496/rpd.v10i22.180. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/180. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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