REFLEXÃO E FORMAÇÃO DOCENTE: REVELANDO PROCESSOS INVESTIGATIVOS NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v10i21.209Resumo
Busco, através do presente texto, expor o relato pessoal de uma trajetória de ensino com pesquisa na escola e as decorrências dos processos vivenciados neste caminhar, que ocasionaram questionamentos e reflexões posteriores, motivando-me à autoinvestigação e autoformação docente, com o apoio de autores que estudam a formação docente. Pesquisei as relações estabelecidas entre as produções artísticas dos alunos (desenhos, pinturas e máscaras tridimensionais) e utilizando narrativas textuais criadas pelos adolescentes, procurei revelar as motivações propiciadoras das formas criadas. Paralelo ao processo investigativo, busquei compreender os elementos presentes nas minhas práticas docentes e as relações destas com os trabalhos produzidos pelos alunos. O movimento de autorreflexão empreendido no âmbito escolar foi entendido como uma prática pedagógica de si (LARROSA, 2000). Em decorrência das práticas investigativas e autorreflexivas realizadas no contexto escolar foi possível transparecer aspectos da formação docente, em especial, os processos autoformativos e as sincronicidades significativas presentes no percurso da história pessoal da pesquisadora-proponente.Palavras chave: Autoformação. Reflexão. Formação docente. SincronicidadeDownloads
Como Citar
ZAMPERETTI, M. P. REFLEXÃO E FORMAÇÃO DOCENTE: REVELANDO PROCESSOS INVESTIGATIVOS NA ESCOLA. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 10, n. 21, p. 61–80, 2011. DOI: 10.31496/rpd.v10i21.209. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/209. Acesso em: 22 dez. 2024.
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