PERCURSOS NA CRIAÇÃO DRAMÁTICA: RELATO E ANÁLISE DE UM PROJECTO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v9i20.233Resumo
As alterações sociais provocadas pelos movimentos migratórios dos últimos anos acarretaram consigo profundas mudanças na dinâmica das escolas, onde crianças de diversas nacionalidades foram sendo inseridas. Este novo desafio para os professores deverá suscitar a adaptação criativa do currículo a essa nova realidade que se prende com a heterogeneidade étnico - cultural das escolas portuguesas. O objectivo do nosso estudo foi a análise de um processo de criação de um texto colectivo e a sua dramatização por um grupo de alunos da disciplina de opção de Expressão Dramática do 3º ano da Licenciatura em Ensino Básico, 1.º ciclo. Pela criação, recriação e improvisação dramática procurou-se a diversidade, a imaginação, a criatividade, o espírito de iniciativa, o espírito crítico, a autonomia. Estes são atributos essenciais que a escola deverá estimular em benefício do desenvolvimento individual dos seus alunos, de projectos comuns de cooperação e da construção social interactiva.Palavras-chave: Criação. Dramatização. Texto dramático.Downloads
Como Citar
ANTUNES, C. P. PERCURSOS NA CRIAÇÃO DRAMÁTICA: RELATO E ANÁLISE DE UM PROJECTO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 9, n. 20, p. 1–28, 2011. DOI: 10.31496/rpd.v9i20.233. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/233. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.