FORMAÇÃO DE FORMADORES: DELINEANDO UM PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA VIA INTERNET
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v9i20.236Resumo
Este trabalho apresenta uma proposta de formação desenvolvida no Portal dos Professores (http://www.portaldosprofessores.ufscar.br) para formadores de professores. A implementação do programa foi pautada num modelo construtivo-colaborativo de pesquisa-intervenção que implica o desenvolvimento de procedimentos que favorecem um processo de parceria e aprendizagens mútuas (COLE; KNOWLES, 1993). Assim as atividades desenvolvidas no ambiente do programa tinham como objetivo promover a reflexão dos envolvidos tendo como foco o contexto de trabalho e suas respectivas características. Esse processo formativo visou identificar, atender e superar as dificuldades encontradas por formadores de professores. Entendemos que esse processo pode conduzir a mudanças nas práticas destes pelo engajamento numa proposta pautada na reflexão. As principais dificuldades indicadas pelos formadores em desenvolver seu trabalho junto aos professores foram: o tempo escasso para atender a todas as demandas, a sua resistência em alterar o modo de atuação como formador e a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Em face desses resultados a proposta em pauta se mostra relevante, por investir nas necessidades formativas dos formadores, levando em conta as características de seus contextos de atuação, em substituição a atividades teóricas e descontextualizadas, como temos usualmente observado.Palavras-chave: Formadores de professores. Desenvolvimento profissional. Internet.Downloads
Como Citar
DAL-FORNO, J. P.; REALI, A. M. de M. R. FORMAÇÃO DE FORMADORES: DELINEANDO UM PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA VIA INTERNET. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 9, n. 20, p. 75–99, 2011. DOI: 10.31496/rpd.v9i20.236. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/236. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.