PROCESSOS DE (AUTO) FORMAÇÃO DOCENTE NO COTIDIANO DA ESCOLA: HORIZONTES DE POSSIBILIDADES
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v11i24.506Resumo
O presente texto coloca em diálogo experiências em formação continuada de professores/as desenvolvida por dois grupos de pesquisa: o VOZES da Educação - Núcleo de Pesquisa e Extensão: Vozes da Educação: Memória(s) e História(s) e Formação de Professores(as), sediado na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e o GEPEC – Grupo de Pesquisa e Estudos em Formação Continuada, sediado na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, em Campinas, no Brasil. Estes grupos entendem que os processos formativos docentes devem ser centrados na escola, nas narrativas e experiências docentes, e não nas experiências e narrativas dos formadores docentes. Desta forma, compartilharemos algumas experiência de formação continuada que tem sido desenvolvidas em São Gonçalo e Campinas como o "Forum de Alfabetização, Leitura e Escrita" e o "Fala Outra Escola".Palavras-chave: Formação de professores; formação continuada; narrativas docentes.Downloads
Publicado
2012-05-25
Como Citar
PRADO, G. V. T.; MORAIS, J. de F. dos S.; ARAÚJO, M. da S. PROCESSOS DE (AUTO) FORMAÇÃO DOCENTE NO COTIDIANO DA ESCOLA: HORIZONTES DE POSSIBILIDADES. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 53–67, 2012. DOI: 10.31496/rpd.v11i24.506. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/506. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.