UM ESTUDO SOBRE AS REPRESENTAÇÕES E APROPRIAÇÕES DE UMA NOVA PROPOSTA PEDAGÓGICA O CONSTRUTIVISMO EM QUESTÃO
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v3i7.65Resumo
Este trabalho procura mostrar as representações e apropriações do Construtivismo Pedagógico pelos professores alfabetizadores de escolas públicas estaduais, situando-as no quadro mais geral da educação pública no Estado de São Paulo e sua política de formação de professores. É parte de uma pesquisa qualitativa, realizada em 7 escolas públicas estaduais de Campinas, em que foram realizadas observações em salas de aula e entrevistas semi-estruturadas com professoras que alfabetizam. Os dados coletados mostram que são representações plurais, implicando em apropriações que ora valorizam ora rejeitam o Construtivismo como prática, apresentando proximidade ou distanciamento do referencial teórico de Piaget, Vygotsky, Ferreiro ou Teberosky, sobretudo. Na análise dos dados buscou-se amparo teórico em vários autores dentre eles Bourdieu, Chartier e Perrenoud.Downloads
Como Citar
GARCIA, Dirce Maria Falcone. UM ESTUDO SOBRE AS REPRESENTAÇÕES E APROPRIAÇÕES DE UMA NOVA PROPOSTA PEDAGÓGICA O CONSTRUTIVISMO EM QUESTÃO. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 3, n. 7, 2010. DOI: 10.31496/rpd.v3i7.65. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/65. Acesso em: 9 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.