CÉLESTIN FREINET NA LUTA POR UMA PEDAGOGIA ALIADA AO MEIO SOCIAL

Autores

  • Adriana Beatriz da Silva Fonseca UNIUBE
  • Denise Rodovalho Scussel Teles UNIUBE
  • Maria Cristina de Barros Sousa UNIUBE
  • Maria Emilia Silva Loyola UNIUBE

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v5i11.85

Resumo

Numa perspectiva contextual, o presente estudo foi realizado a partir das obras básicas e outras leituras do pedagogo francês Celéstin Freinet. Partindo da concepção histórica-crítica, buscou-se elucidar sobre a vida e obra do autor, bem como suas implicações educacionais que desencadearam uma Pedagogia arrojada, antiautoritária, tendo a criança como centralidade da ação educativa. Imprimindo um sentido histórico cultural, verte-se o pensamento para a educação pelo trabalho, baseada no tripé da Pedagogia do Bom Senso, do Trabalho e do Êxito, com características e princípios próprios. A influência do pedagogo, político humanista e autodidata Celéstin Freinet, foi enorme no mundo. Seus colaboradores e seguidores lançaram o movimento “Freinet”, que hoje dispõe de uma quantidade enorme de publicações de professores, que junto aos textos de Elise, sua esposa, relatam experiências vivas desde a pré-escola até as universidades espalhadas em várias partes do mundo.(...) nunca poderemos dar esta tarefa por concluída, porque em grande parte ela continuará a ser uma tarefa de adaptação constante; não pode caber a um só homem, por muito genial que ele seja. Deve resultar da colaboração de todos os educadores diretamente interessados na tarefa que encetaram (CÉLESTIN FREINET, 1969)Palavras-Chave: freinet; pedagogia histórico-crítica; escola.

Biografia do Autor

Adriana Beatriz da Silva Fonseca, UNIUBE

Mestrado em Eduacação pela Universidade de Uberaba, UNIUBE

Denise Rodovalho Scussel Teles, UNIUBE

Mestrado em Eduacação pela Universidade de Uberaba, UNIUBE

Maria Cristina de Barros Sousa, UNIUBE

Mestrado em Eduacação pela Universidade de Uberaba, UNIUBE

Downloads

Como Citar

FONSECA, A. B. da S.; TELES, D. R. S.; SOUSA, M. C. de B.; LOYOLA, M. E. S. CÉLESTIN FREINET NA LUTA POR UMA PEDAGOGIA ALIADA AO MEIO SOCIAL. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 5, n. 11, 2010. DOI: 10.31496/rpd.v5i11.85. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/85. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos