Algumas considerações sobre a ética habermasiana, a Teoria de Piaget e a formação ética do pedagogo no Brasil.
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v15i32.913Resumo
Este trabalho é de natureza bibliográfica, cujos objetivos foram, a partir da Teoria Cognitiva de Piaget, procurar entender qual o real sentido da "ética discursiva" que Habermas releva para, então, traçar aproximações e/ou distanciamentos entre eles. Além disso, também se buscou situar a formação ética do pedagogo, a fim de, sobretudo, discutir a aplicabilidade das referidas teorias na realidade da formação do educador. Conjecturou-se apresentar a Teoria Cognitiva de Piaget numa visão dinâmica e dialógica, principalmente em relação à linguagem, o que, por sua vez, não pôde garantir uma total convergência com a ética habermasiana. Por fim, destaca-se a necessidade de se vivenciar a ética nos Cursos de Pedagogia, compreendendo-a como fato crucial para uma formação qualitativa.Downloads
Publicado
2015-11-11
Como Citar
SASSO, B. A. Algumas considerações sobre a ética habermasiana, a Teoria de Piaget e a formação ética do pedagogo no Brasil. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 15, n. 32, 2015. DOI: 10.31496/rpd.v15i32.913. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/913. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.