HABILIDADES SOCIAIS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v15i32.915Resumo
O presente estudo teve como objetivo investigar as habilidades sociais de professores do Ensino Fundamental atuantes em duas escolas públicas do Rio de Janeiro. As habilidades sociais foram avaliadas através do Inventário de Habilidades Sociais. Dos 65 professores avaliados: 34 foram identificados com repertório bastante elaborado de habilidades sociais; 9 com bom repertório; 3 com repertório médio; 6 com repertório abaixo da média e 13 com indicação para treinamento em habilidades sociais. A partir desse estudo, pode-se pensar em formas de aumentar o repertório de habilidades sociais do professor para a qualidade nas interações entre professor e aluno.Referências
ALBUINE, W. M.; GONÇALVES, R. V.; ABRANCHES, M. A. Relação professor-aluno do ensino fundamental (5ª a 8ª série) da rede particular do Município de Miraí. Revista Científica da Faminas, Muriaé, 3, 1, p. 551-563, 2006.
BARRETT-LENNARD, G.T. The phases and focus of empathy. The British Psychological Society, 3-13, 1993
BOLSONI-SILVA, A. T. & MARTURANO, E. M. Práticas educativas e problemas de comportamento: Uma análise à luz das habilidades sociais. Estudos de Psicologia (Natal), 7, 227-235, 2002.
BRUST, J. R. A influência da afetividade no processo de aprendizagem de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2009.
BURLESON, B. R. The production of comforting messages: social cognitive foundations. Journal of Language and Social Psychology, 4, p. 253-273, 1985.
CABALLO, V. E. Teoria, evaluation y entrenamiento de las habilidades sociales. Valencia: Promolíbro, 1987.
CABALLO, V. E. Los componentes conductales de la conducta asertiva. Revista de Psicología Geral y Aplicada, 37 (3), 473-486, 1982.
CARMONA, C. G. H. & MELO, N. A. Comunicacion interpersonal: Programa de Entrenamiento en Habilidades Sociales. Santiago: Ediciones Universidad Católica de Chile, 2000.
DEL PRETTE, Z. A. P. & DEL PRETTE, A. Habilidades sociais, desenvolvimento e aprendizagem: questões conceituais, avaliação e intervenção. São Paulo: Editora Alínea, 2007.
DEL PRETTE, Z. A. P.; PAIVA, M. L. M. F. & DEL PRETTE, A. Contribuições do referencial das habilidades sociais para uma abordagem sistêmica na compreensão do processo de ensino-aprendizagem. Interações, 10 (20), 57-72, 2005.
DEL PRETTE, Z. A. P. & DEL PRETTE, A. Habilidades sociais e educação: Pesquisa e atuação em psicologia escolar educacional. Em: DEL PRETTE, Z. A. P. (Org.), Psicologia escolar, saúde e qualidade de vida. (pp. 113-141). Campinas: Alínea, 2001a
DEL PRETTE, Z. A. P. & DEL PRETTE, A. Inventário de Habilidades Sociais: manual de aplicação, apuração e interpretação. São Paulo: Casa do Psicólogo Livraria e Editora Ltda, 2001b.
DEL PRETTE, Z. A. P.; DEL PRETTE, A.; GARCIA, F. A.; SILVA, A. T. B.; PUNTEL, L. P. Habilidades sociais do professor em sala de aula: Um estudo de caso. Psicologia: Reflexão e Crítica, 1, 3, 1998. DEL PRETTE, Z. A. P. & DEL PRETTE, A. Um programa de desenvolvimento de habilidades sociais na formação continuada do professor. CD-Rom “Melhores Trabalhos”. Associação Nacional de Pesquisa em Educação (ANPED), 1997. FALCONE, E. M. O. Uma proposta de um sistema de classificação das habilidades sociais. Em: H. J. Guilhardi; M. B. B. P. Madi; P. P. Queiroz & M. C. Scoz (Orgs.), Sobre comportamento e cognição: Expondo a variabilidade (pp.195-209). Santo André: SET Editora, 2001. FALCONE, E. A avaliação de um programa de treinamento da empatia com universitários. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 1, 23–32, 1999.
FALCONE, E. M. O. A avaliação de um programa de treinamento da empatia, Tese de doutorado, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998.
FURTADO, E. S.; FALCONE, E. & CLARK, C. Avaliação do estresse e das habilidades sociais na experiência acadêmica de estudantes de medicina de uma universidade do Rio de Janeiro. Interação em Psicologia, 7 (2), 43-51, 2003.
GOLEMAN, D. Inteligência emocional. (Trad. M. Santarrita). Rio de Janeiro: Objetiva, 1995.
LANGE, A. & JAKUBOWSKI, P. Responsible assertive behavior. Illionis: Ed. Research Press, 1976. MAIA, R. C. C.; SOARES, A. B. & VICTORIA, M. S. Um estudo com professores da educação infantil e do ensino fundamental sobre suas habilidades sociais e inteligência geral. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 9 (2), 464-479, 2009. MATOS, M. G. DE; BRANCO, J. D.; CARVALHOSA, S. F.; SILVA, M. N. & CARVALHOSA, J. Promoção de competências pessoais e sociais nos idosos: programa de intervenção na comunidade. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 1 (2), 95-102, 2005.
MEIRELES, R. M. As relações entre as medidas de habilidades sociais do professor do ensino fundamental II e seu desempenho social em sala de aula. Revista Visões, 6 (1), 2009.
SOARES, A. B.; NAIFF, L. A. M.; FONSECA, L. B.; CARDOZO, A. & BALDEZ, M. O. Estudo comparativo de habilidades sociais e variáveis sociodemográficas de professores. Psicologia: Teoria e Prática, 11 (1), 35-49, 2009.
VILA, E. M. Treinamento de habilidades sociais em grupo com professores de crianças com dificuldades de aprendizagem: Uma análise sobre procedimentos e efeitos da intervenção. Dissertação de mestrado, Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2005. VILA, E. M.; GONGORA, M. A. N. & SILVEIRA, J. M. Ensinando repertório alternativo para clientes que apresentam padrões comportamentais passivo e hostil. Em: C. G. de Almeida (Org.), Intervenções em grupos: Estratégias psicológicas para a melhoria da qualidade de vida (pp. 59-81). Campinas: Papirus, p. 59-81, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.