DESAFIOS DA ATUAÇÃO DOCENTE NO ENSINO MÉDIO NA CONTEMPORANEIDADE: reflexões a partir dos dizeres de um professor de Biologia.

Autores

  • Camila Grimes Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Rita Buzzi Rausch Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Belisa dos Santos Universidade Regional de Blumenau - FURB

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v16i34.930

Resumo

Ensinar é uma tarefa de enorme complexidade, que requer grande preparo e competência. A atuação docente no Ensino Médio perpassa por grandes desafios na contemporaneidade. Deste modo, estabelecemos como objetivo desta pesquisa analisar os dizeres de um professor de Biologia sobre os desafios de sua atuação docente no Ensino Médio, em uma escola pública de Blumenau - SC. Como resultados, percebemos desafios relacionados à formação continuada, abordagem social adequada na escola, papel essencial da mediação e da aprendizagem, uso dos recursos didáticos e estratégias de ensino nas aulas, utilização das tecnologias e seus avanços, necessidade de motivação de professores e estudantes e os sonhos de um docente para um futuro melhor na educação.

Biografia do Autor

Camila Grimes, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Possui graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura (2009), Bacharelado (2010) e mestrado em pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB (2013). Atualmente é professora efetiva de Ciências e Biologia na rede estadual de ensino de Santa Catarina e docente em Pós-Graduação na área da Educação.

Rita Buzzi Rausch, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Sou graduada em Pedagogia pela Universidade Regional de Blumenau - FURB. Cursei especialização em Alfabetização na UNIVALI, mestrado em Educação na FURB e doutorado em Educação na UNICAMP na área de concentração: Ensino, Avaliação e Formação de Professores. Atualmente sou docente e pesquisadora na Universidade Regional de Blumenau - FURB.

Belisa dos Santos, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Mestre em Educação pela FURB (Universidade Regional de Blumenau) e graduada em Letras pela mesma instituição. Professora de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II, na rede particular.

Referências

ÁNGEL, M.; CERDEIRIÑA, Z.; BERAZA, M. A. Z. Profesores y profesión docente: entre el ser y el estar. Narcea: Madrid, 2012.

BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

COLL, C. Aprendizagem escolar e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

COLL, C.; MAURI, T,; ONRUBIA, J. A incorporação das tecnologias da informação e da comunicação na educação. In: COLL, C; MONEREO, C. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.

COSME, A. Ser Professor numa escola e num tempo de incertezas. p. 27-53. In: ENS, R. T.; BEHRENS, M. A. Ser Professor: formação e os desafios na docência. Curitiba: Champagnat, 2011.

ENS, R. T.; DONATO, S. P. Ser Professor e Formar Professores: tensões e incertezas contemporâneas. p. 79-100. In: ENS, R. T.; BEHRENS, M. A. Ser Professor: formação e os desafios na docência. Curitiba: Champagnat, 2011.

ESTEBAN, M. P. S. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre, AMGH, 2010.

NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. pp. 13-33. In: NÓVOA, A. (Cood.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

NÓVOA, A. Os professores na virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Revista Educação e Pesquisa, Vol. 25, N°. 1. São Paulo: Jan-Jun, 1999.

NÓVOA, A. O espaço público da educação: imagens, narrativas e dilemas, pp. 237-263. In: NÓVOA, A. [et. al] (Org.). Espaços de Educação, Tempos de Formação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.

NÓVOA, A.; CARVALHO, L.M. Currículo e docência: a pessoa, a partilha, a prudência. In: GONÇALVES, E.P.; PEREIRA, M.Z.C.; CARVALHO, M.E.P. (Org). Currículo e contemporaneidade: questões emergentes. Campinas: Alínea, 2004.

NÓVOA, A. O Regresso dos Professores. Pinhais: Editora Melo, 2011.

POZO, J. I. Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.

POZO, J.I.; CRESPO, M. Á. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

VASCONCELLOS, C. dos. S. Construção do Conhecimento em sala de aula. São Paulo: Libertad, 2005.

VERGARA, S. C. Métodos de pesquisa em administração. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998. 191p.

______________. A defectologia e o estudo do desenvolvimento e da educação da criança anormal. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 4, p. 861-870, 2011.

Downloads

Publicado

2017-01-26

Como Citar

Grimes, C., Rausch, R. B., & Santos, B. dos. (2017). DESAFIOS DA ATUAÇÃO DOCENTE NO ENSINO MÉDIO NA CONTEMPORANEIDADE: reflexões a partir dos dizeres de um professor de Biologia. Revista Profissão Docente, 16(34). https://doi.org/10.31496/rpd.v16i34.930

Edição

Seção

Artigos