Cursos de licenciatura na modalidade da EAD nas IES públicas e privadas (2015-2019): número de matrículas e de polos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1417

Resumo

O presente artigo apresenta um estudo a respeito da expansão experimentada quanto ao número de matrículas e de polos em cursos de Licenciatura, na modalidade da EAD. Para obter os dados a respeito, foram analisadas as Sinopses Estatísticas do Ensino Superior, fornecidas pelo MEC, no período de 2015 a 2019, bem como artigos disponíveis na internet. Os cursos de Licenciatura em EAD vêm passando por um processo de expansão muito acentuada nos últimos anos, em vista de uma forte tendência de interiorização e democratização promovidas pelas instituições de educação superior (IES), principalmente as privadas. Atualmente, poucos trabalhos científicos têm apresentado estudos que focalizam a referida expansão. Os resultados apresentados mostram o crescimento dos cursos de Licenciatura, analisando as variações sofridas pelo número de matrículas e pela expansão de polos no referido período.

Biografia do Autor

Henaldo Barros Moraes, Universidade de Uberaba (UNIUBE)

Doutorando em Educação pela Universidade de Uberaba, MG. Tem mestrado em Redes de Computadores pela Faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Docente do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). 

José Carlos Sousa Araújo, Universidade de Uberaba (UNIUBE)

Doutor em Educação na área de Filosofia e História da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), licenciado em História pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, cursou Filosofia pelo Instituto Estigmatino de Campinas, e é bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, São Paulo, SP. É docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Uberaba (UNIUBE). Professor aposentado da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

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Publicado

2021-09-03

Como Citar

Moraes, H. B., & Araújo, J. C. S. (2021). Cursos de licenciatura na modalidade da EAD nas IES públicas e privadas (2015-2019): número de matrículas e de polos. Revista Profissão Docente, 21(46), 01–13. https://doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1417